TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Documentário sobre menino do Crato que fez museu sobre Luiz Gonzaga é premiado em Londres

01 de dezembro de 2018 às 16:25

undefined

 

Pedro Lucas tinha 10 anos quando decidiu criar o Museu de Luiz Gonzaga no distrito Dom Quintino, zona rural do Crato, motivado pelo amor à música e ao cantor. A iniciativa, feita na casa da sua bisavó já falecida, na rua Alto da Antena, deu certo e ganhou visibilidade. Chegou, até, a virar documentário, pelas mãos do jornalista Sérgio Utsch. A produção ganhou na última segunda-feira, 26, o FPA Awards em Londres. 
 
“The Boy Who Made a Museum”, "O Menino que fez um Museu", em português, foi gravado em 2016 por equipe independente composta por brasileiros e britânicos, com direção de Sérgio Utsch. O diretor conta que o documentário foi o único trabalho produzido por equipes fora do eixo Estados Unidos-Europa entre os finalistas. “O FPA Awards é chamado por aqui de Oscar do Jornalismo, mas nenhum título é tão valioso quanto os sorrisos e as referências que ouvimos sobre esse Brasil sofrido, valente e orgulhoso apresentado pelo Pedro Lucas”, escreveu o jornalista em publicação no Facebook.
 
Conforme Sérgio, o documentário “é sobre sofrimento, preconceito, migração, mas, sobretudo, sobre a beleza do povo brasileiro”. A produção já foi exibida na embaixada do Brasil em Londres, no 21º Festival de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais, na Universidade de Birmingham e Festival Padova, na Itália, além, claro, do próprio Museu Luiz Gonzaga. 
 
O museu reúne centenas de objetos que remetem o universo sertanejo retratado por Luiz Gonzaga através de suas músicas. As peças foram doadas por conhecidos de Pedro Lucas. O local passou por reforma e ampliação em 2018, como era desejo de Pedro Lucas. Informações são do blog Papo Reto Cariri.
 

O Povo