TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Diretor do Detran Ceará detalha utilização da nova placa veicular modelo Mercosul

30 de janeiro de 2020 às 09:30

undefined

 

A partir do próxima segunda-feira (3) começa a vigorar a nova placa veicular, no formato sequencial de três letras, um número, uma letra e dois números. A determinação segue resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O diretor de veículos do Detran Ceará, George Valentim, George Valentim, explica que o novo modelo será obrigatório somente em casos específicos.

Segundo o Denatran, a placa Mercosul se diferencia da atual pelos itens de segurança, como o QR Code, que possibilita a rastreio e dificulta a clonagem e a falsificação.

De acordo com a destinação do veículo, a nova placa vai ser diferenciada pela cor da moldura e dos caracteres: os particulares vão ter na cor preta; os destinados a fins comerciais vão ter molduras e caracteres vermelhos; os diplomáticos vão ter a cor laranja; os carros oficiais e de representação vão seguir a cor azul; os especiais (experiência, fabricantes de veículos, peças e implementos), vão ter a cor verde; e os carros de colecionadores vão ter a cor prata.