TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Diocese de Limoeiro se pronuncia sobre decisão judicial acerca do acampamento "Zé Maria do Tomé"

10 de abril de 2017 às 11:58 - Atualizado em 10/04/2017 12:01

undefined
Bispo Diocesano, Dom José Haring

O Juiz Federal da 15ª Vara, subseção de Limoeiro do Norte, Sr. Bernardo Lima Vasconcelos Carneiro, determinou na última quinta-feira (6) que os ocupantes do assentamento "Zé Maria do Tomé", localizado na Chapada do Apodi, em Limoeiro, desocupassem aquela área pois se tratavam de terras invadidas.

undefined

 

O magistrado deu o prazo de 30 dias a contar da última quinta (6), para os ocupantes deixarem o local e desobstruir todo fornecimento de água, bem como também as estradas vicinais que cortam o perímetro, sob pena de multa diária de 1.000,00 reais, além do cumprimento forçado da desocupação. 

Em solidariedade ao acampamento "Zé Maria do Tomé", a Diocese de Limoeiro do Norte, na pessoa do Bispo Dom José Haring, se pronunciou sobre o caso, confira:

No dia 05 de maio de 2014 centenas de famílias da Chapada do Apodi, organizadas pelo Movimento dos Sem Terra e com apoio da Diocese e de várias entidades e organizações sociais, ocuparam uma área do perímetro irrigado Jaguaribe Apodi. Uma área que pertence ao DNOCS. São famílias que lutam por terra e água para trabalhar, sustentar seus filhos e ter uma vida digna.
 
Foi bonito ver a resistência, a organização e a criatividade dessas famílias. Construíram barracas de lona, casas de alvenaria, organizaram a vida no assentamento, resistiram às ameaças de despejo, receberam apoio de muitas comunidades, paróquias e organizações sociais, começaram a produzir alimentos para consumo próprio e comercialização e abriram um processo de negociação com o Estado para obterem a concessão de uso da área. Uma luta árdua, mas que está produzindo muitos frutos.
 
Nossa Diocese desse o início apoiou essa luta. E fez isso por fidelidade ao Evangelho de Jesus Cristo que veio para que todos tenham vida e a tenham em abundância (Jo 10, 10). Eu mesmo visitei algumas vezes o Acampamento e conversei com as famílias. E na assembleia diocesana de pastoral de 2014 fizemos uma celebração muita bonita no acampamento com participação de todas as paróquias.
 
Mas uma decisão do Juiz Federal da 15ª Vara, subseção de Limoeiro do Norte, Sr. Bernardo Lima Vasconcelos Carneiro, ameaça a vida e o futuro dessas famílias. Ele determinou que as famílias devem deixar a área ocupada no prazo de 30 dias, contados a partir do dia 06 de abril, sob pena de multa diária de mil reais, além do cumprimento forçado da desocupação.
Dom José Haring, 
Bispo Diocesano de Limoeiro do Norte