TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Defensoria em Movimento fará atendimentos jurídicos e ações de educação em direitos em Limoeiro do Norte

07 de maio de 2018 às 09:04

undefined

 

A Defensoria Pública do Estado do Ceará, realizará nos dias 9 e 10 de maio mais uma edição do projeto Defensoria em Movimento. Após os atendimentos realizados em Santana da Cal, comunidade de Canindé, a Defensoria chega ao distrito de Tomé, em Limoeiro do Norte. É a segunda vez que o projeto ocorre em uma comunidade da zona rural do Estado, levando educação em direitos e assistência jurídica aos moradores. Os serviços ocorrerão na Capela do Sagrado, das 8h até o meio dia.

O distrito de Tomé fica a 30km do centro de Limoeiro do Norte. De acordo com a defensora pública com atuação em  Limoeiro, Mayara Mendes, a vinda do Defensoria em Movimento para a cidade tem grande importância para a sociedade. “É necessário mostrar para a população a atuação da Defensoria e deixar claro que os serviços que a instituição oferece, dessa forma, as pessoas poderão buscar assistência e orientação jurídica tendo consciência de seus direitos”, disse.

A escolha da comunidade foi pensada de acordo com as dificuldades de deslocamento desta população, que fica bem distante do Centro. “O objetivo da Defensoria é fortalecer-se enquanto instituição, cumprindo o papel social que é levar todos, principalmente, os que mais precisam do acesso à justiça, com orientação e intervenções”, ressalta a defensora pública.

Paralelo aos atendimentos, o Defensoria em Movimento recebe uma atividade do Núcleo de Habitação e Moradia (Nuham) na quinta-feira, 10, a partir das 14h, no barracão do acampamento Zé Maria do Tomé, na Chapada do Apodi, ao lado do Distrito de Tomé. Ainda no sábado, dia 12, a partir das 17h, os defensores Lino Fonteles e Mayara Mendes participarão de uma roda de conversa, em parceria com movimentos sociais locais. Na ocasião, haverá celebração e ato político dos quatro anos do acampamento que é composto por centenas de famílias que lutam por moradia.

Os atendimentos do Defensoria em Movimento antecedem a audiência pública do III Orçamento Participativo da instituição, que ocorrerá na próxima sexta-feira, 11. O momento acontecerá a partir das 8h30min, no Núcleo de Informação Tecnológica- NIT.R. Cônego Bessa, 2381- Centro, Limoeiro do Norte. O encontro tem o objetivo de ouvir sugestões sobre as atividades mais importantes a serem implementadas pela Defensoria no ano de 2019.

Defensoria em Movimento:

9 e 10 de maio
8h às 12h
Distrito de Tomé, zona rural
Capela do Sagrado

Atividades NUHAM
quinta, 10 a partir das 14h
sábado, 12 a partir das 17h
Acampamento Zé Maria do Tomé, Chapada do Apodi

III Orçamento Participativo
Município Sede: Limoeiro do Norte
Local:Núcleo de Informação Tecnológica – NIT. R. Cônego Bessa, 2381 – Centro, Limoeiro do Norte – CE
Dia: 11/05/2018 (sexta-feira)
Hora: A partir das 08h30