TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

De salão de beleza a restaurante: o que volta a funcionar no Ceará a partir desta segunda (12)

12 de abril de 2021 às 07:35

undefined

A partir desta segunda-feira (12), comércios e serviços estão autorizados a retomar atividades no Ceará, desde que respeitando os limites de capacidade de atendimento e os controles de horário previstos no decreto governamental divulgado no último sábado (10). 

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio), Maurício Filizola afirma que a reabertura gradual envolve todas as atividades econômicas formais, como, por exemplo, salões de beleza, barbearias, restaurantes, empresas de telecomunicações, lojas de conveniência e de qualquer tipo, mas que não entram nesse escopo “comércios informais e de outras práticas”. 

Pelo decreto, comércios de rua e serviços em Fortaleza devem funcionar somente das 10h às 16 horas e com 25% da capacidade de atendimento — ou seja, uma loja com quatro funcionários, por exemplo, só poderá operar com um por turno. Shoppings, por sua vez, têm autorização para funcionar das 12h às 18h, também com limite de 25% de colaboradores.

No parágrafo 4 do artigo 7 do decreto, o Governo destaca, porém, que permanece proibido o funcionamento de academias, parques aquáticos, barracas de praia, cinemas, museus e teatros, sejam públicos ou privados. Espaços públicos também seguem fechados. Isso porque, apesar da reabertura, os números de casos e óbitos por Covid-19 no Estado seguem alarmantes.

HORÁRIO ALTERNATIVO PARA O INTERIOR

Em atendimento a solicitações do setor empresarial, novo decreto publicado neste domingo (11) possibilitou horário alternativo para os comércios e serviços no Interior do Estado, que podem optar por funcionar das 7h às 13h.