TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Crise hídrica ao lado do maior reservatório do Ceará

14 de junho de 2015 às 19:54

Municipio de Jaguaribara.

Municipio de Jaguaribara

O município de Jaguaribara, localizado a 227km da capital, vem sofrendo bastante com a falta de água. Apesar do município estar situado as margens do maior reservatório do Ceará, o açude Castanhão, faltam adutoras o suficiente para suprir as necessidades da população.

Atualmente existem três caminhões pipas contratados pela Defesa Civil para auxiliar no abastecimento de água nas comunidades, mas segundo moradores, a demanda é muito grande para poucos caminhões.

Em contato com a nossa equipe, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jaguaribara, o senhor Francisco Saldanha, teme pela falta de água, especialmente por não haver previsões de chuvas e as autoridades competentes não se mobilizarem para amenizar o problema.

Francisco Saldanha reivindicou poços profundos, falou sobre as adutoras e relatou o problema da pesca com gaiolas no açude Castanhão.

“Sobre a falta de água daqui em diante, é algo que não temos nem ideia do tamanho, porque tem gente que ainda tinha um pouco de água para os animais e está acabando, e a situação é cada vez mais grave. Se o governo não fizer poços profundos e a prefeitura não fizer bebedouros, só Deus para nos ajudar”, ressalta o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Jaguaribara.

“As adutoras que iriam ser construídas ficaram apenas no papel, tem uma que vai da barragem até próximo ao município de Jaguaribe, porém o motor não está conseguindo bombear a água por causa da distância”, reclama Saldanha.

Gaiolas de pesca.

Gaiolas de pesca

“Já tem muita gente retirando as gaiolas de pesca para os estados de Pernambuco e Piauí. O município está entrando em um colapso econômico, pois a geração de empregos devido a pesca no município é enorme”, diz Francisco Saldanha.