TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Comitiva da Receita Federal visita as instalações do Núcleo de Autoatendimento Orientado em Limoeiro do Norte

04 de agosto de 2015 às 16:35 - Atualizado em 05/08/2015 08:29

A previsão é para que no dia 28 de agosto, véspera do aniversário da cidade, o Núcleo seja inaugurado e comece a funcionar.

Carro da Receita Federal

Limoeiro do Norte é o segundo município a receber este núcleo da Receita Federal – Foto: Jucelino Castro

Uma equipe da Receita Federal esteve hoje (04) em Limoeiro do Norte para visitar o local onde será o Núcleo de Autoatendimento Orientado. Na oportunidade a equipe foi acompanhada pelo Procurador Geral do Município, Charles Lourenço, que está bastante aminado com o avanço da obra.

Charles Lourenço conversando com duas mulheres

Charles Lourenço mostrando as instalações do núcleo para a comitiva da Receita Federal – Foto: Jucelino Castro

“Tenho certeza que eles gostaram das instalações, pois está sendo bem trabalhado, é um ambiente muito saudável, bem localizado e quem vai ganhar com isso é a população”, ressalta o procurador.

Aurélio Melo

Aurélio Melo, gestor de agências da Receita Federal – Foto: Jucelino Castro

O gestor de agências da Receita Federal, Aurélio Melo, que esteve fazendo parte da comitiva disse que é um grande avanço para a Receita, pois amplia o atendimento de seus contribuintes e também não será mais preciso se deslocar até a agência de Russas.

“Não haverá mais a necessidade de se deslocar até a nossa agência no município de Russas, pois aqui o contribuinte poderá tirar suas dúvidas e solucionar os problemas”, explica Aurélio.

Núcleo Contábil Fiscal

Na audiência que ocorreu entre o procurador do município, juntamente com o prefeito e a cúpula da Receita Federal em Fortaleza, foi pleiteado um Núcleo Contábil Fiscal para ser implantado em alguma universidade de Limoeiro.

Esse núcleo é uma espécie de laboratório da Receita Federal, dentro de uma universidade, onde vai capacitar e orientar todos os alunos. Segundo o procurador do município, o núcleo terá participação efetiva do CRC-CE, onde irá fortalecer a formação profissional dos novos contadores.

A Unopar se fez disposta a implantar este Núcleo em seu Polo de Limoeiro do Norte e a coordenadora Rita Silva está bastante empenhada para conseguir esse feito.

Fachada do Banco Bradesco

Rita Silva, coordenadora da Unopar, Polo Limoeiro do Norte – Foto: Jucelino Castro

“É uma grande satisfação estar aqui para receber essa comissão da Receita Federal, visto que nós temos interesse de implantar o Núcleo em nossa universidade, onde irá beneficiar os nossos alunos do curso de contabilidade e certamente dará um respaldo para nossa instituição, até porque são poucas as universidades e municípios que tem esse Núcleo Contábil Fiscal”, afirma Rita Silva.

Serviços

Este importante equipamento para o município de Limoeiro irá ofertar 19 serviços para os cidadãos, que são eles:

  • Agendamento de Serviços da RFB;
  • Cálculo e Emissão de DARF e GPS;
  • Emissão de DAS-MEI;
  • CPF – Inscrição e Regularização via web;
  • CPF – Comprovante de inscrição;
  • CPF – Consulta situação cadastral;
  • CAFIR – Situação cadastral do imóvel rural;
  • Certidão Negativa de Débito;
  • Consulta a restituição IRPF;
  • Parcelamento simplificado PGFN;
  • Consulta andamento de processo;
  • Criação de Código de Acesso para o e-CAC;
  • Extrato de Processamento de Declaração IRPF;
  • Pesquisa de Situação Fiscal;
  • Emissão de DARF para Pagamentos das Cotas de IRPF;
  • Comprovante de inscrição no CPF;
  • Parcelamento Simplificado RFB;
  • Pedido PERDCOMP;
  • Demonstração sobre serviços disponibilizados no e-CAC.

Classe contábil

O Núcleo Orientado de Autoatendimento da Receita Federal também é um grande avanço para os contadores da região e somado a outros órgãos que estarão se instalando no município, facilitará cada vez mais os trabalhos, juntamente com o crescimento gradativo da cidade, é o que conta o contabilista Virgílio Holanda

“Há muito tempo a gente vem tentando conseguir uma representação da Receita Federal para Limoeiro, pois facilitaria e muito para todo mundo e agora está se tornando realidade.Tivemos um grande apoio por parte do procurador, juntamente com o prefeito municipal, onde doaram o terreno para a construção da sede do Conselho Regional de Contabilidade, que, concomitantemente vem a Receita Federal e a agência do Ministério do Trabalho onde irá desenvolver gradativamente o nosso município”, diz Virgílio.

Fachada do Banco Bradesco

Contadores e membros do CRC-CE em visita às instalações do núcleo – Foto: Jucelino Castro

Célio Maurício que também é contador no município de Tabuleiro do Norte, esteve visitando as instalações de onde será o Posto da Receita Federal e disse que a vinda deste equipamento para a região do Vale do Jaguaribe é uma vitória para toda a classe contábil e ressaltou o apoio dado pelo executivo municipal de Limoeiro do Norte.