TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Comitê para investigar mortes de gestantes e seus bebês deve ser criado em Limoeiro do Norte

22 de janeiro de 2018 às 10:05

undefined

 

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Limoeiro do Norte recomendou à Prefeitura Municipal, conforme a resolução 01/2018, a imediata criação do Comitê Municipal Materno, Infantil e Fetal, com o objetivo de investigação de óbitos das gestantes e seus bebês, visando conhecer a circunstância da ocorrência e identificando possíveis problemas da assistência médica.

Recomendou-se ainda que a Gestão Municipal proceda com a prestação de serviço qualificado na área de obstetrícia, com o objetivo de acompanhar exclusivamente as gestações de médio e alto risco, além de exigir a prestação de serviço de psicólogo e assistente social, no contrato de prestação de serviços com o Hospital São Raimundo.

O Conselho sugeriu ainda que a Prefeitura estabeleça parceria com Universidades e/ou Institutos para realização de estudo que dê embasamento cientifico, com o objetivo de identificar as causas dos altos índices de óbitos infantis/fetais.

 

Por fim, a resolução do CMS recomenda que a gestão municipal se responsabilize pela oferta do serviço de suporte as famílias atendidas pelo SUS, que tiverem a necessidade, no translado dos corpos para o Serviço de Verificação de Óbito – SVO.