TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{Anuncie Aqui}

Com as férias, Passe Livre é suspenso para alunos de algumas instituições de ensino

01 de julho de 2025 às 08:44

undefined

 

Com a chegada do mês de julho, estudantes de Fortaleza têm mudanças que impactam o valor do transporte público. A principal delas é a suspensão temporária do Passe Livre estudantil para a maioria das instituições de ensino durante o período de férias escolares, o que tem gerado dúvidas e confusão entre os usuários.

Segundo informações repassadas pela coordenadora do processo, Evanderly Carvalho, o Passe Livre — benefício que garante duas passagens gratuitas por dia a estudantes regularmente matriculados — estará suspenso de 1º a 30 de julho para alunos matriculados nas seguintes instituições:

 

  • rede particular de ensino
  • secundaristas
  • escolas municipais
  • escolas estaduais

 

Esses alunos precisam colocar crédito na carteira de estudante para fazer uso do documento.

O Passe Livre continua valendo para os alunos matriculados nas seguintes instituições:

 

  • UECE, Universidade Estadual do Ceará
  • UFC, Universidade Federal do Ceará
  • IFCE, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

 

O motivo é o ajuste no calendário acadêmico dessas instituições, causado por greves ocorridas no ano passado.

Carteiras desbloqueadas

Outra mudança significativa é que, a partir deste mês, as carteiras de estudante de 2025 estão desbloqueadas e passam a valer automaticamente. Já as carteiras de 2024 foram bloqueadas e não podem mais ser utilizadas. Inclusive, não é possível recarregar as carteiras antigas.

O estudante que ainda não recebeu a nova carteirinha deve acessar o site idestudantil.fortaleza.ce.gov.br para verificar a localização do seu documento. As carteiras são distribuídas por entidades estudantis, e o local de entrega varia: para alunos do ensino básico, geralmente é na secretaria da escola; para universitários, normalmente é na sede da entidade estudantil responsável.

Por fim, a coordenadora esclareceu que os créditos que ainda estavam nas carteiras de 2024 serão transferidos automaticamente para a nova carteira em até cinco dias úteis. “É importante que o aluno coloque crédito na carteira de 2025 para garantir a tarifa estudantil e as duas horas de integração”, reforçou Evanderly.