TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Com 238 apreensões, poluição sonora cai 19,4% em Fortaleza

07 de setembro de 2017 às 08:53 - Atualizado em 07/09/2017 08:53

undefined

 

A poluição sonora em Fortaleza caiu 19,4% neste ano, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente da Polícia Militar. A taxa de redução foi de 27%, nesses finais de semana. No balanço mensal de registros da Ciops, foi verificada uma redução de 19,4%, saindo de 106.993 ocorrências em 2016 para 86.277 nos oito primeiros meses deste ano.

De maio a agosto, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), em parceria com a SSPDS e a Polícia Militar, realizou 238 apreensões de equipamentos, sendo 67% de paredões e 33% de mesas de som, caixas de som, entre outros itens. Também foram gerados 273 autos de poluição sonora.

Os dados da operação foram apresentados em coletiva de imprensa, realizada nesta quarta-feira (06), na sede da SSPDS. A Operação Sossego é conduzida por equipes da Secretaria da Segurança Pública e atua em bairros onde há mais registros de ocorrências à perturbação do sossego alheio, como a poluição sonora.

Para o secretário da Segurança Pública, André Costa, as ações integradas entre as instituições são uma forma de efetivar que as demandas por atendimento policial que chegam ao conhecimento da Ciops sejam destinadas, principalmente para atender os crimes mais graves, como homicídios, assaltos e tráfico de drogas.

“A gente sempre tem dito da importância que todos assumam a responsabilidade pela segurança pública, porque ocorrências como essas são uma questão de educação e bom senso. Conseguimos ter uma redução boa, mas vemos que o problema está longe de ser resolvido. As operações têm caráter educativo, para que as pessoas vejam que não vale a pena insistir nesse tipo de conduta. E completa. A gente vai continuar com essas operações, iremos reavaliar a intensificação das ações para que a gente ocupe menos as nossas viaturas com ocorrências dessa natureza”, frisou.

Para efeito de comparação, foram extraídos dados dos registros da Ciops do último final de semana de maio (26 a 28 de maio), quando tiveram início as operações, ao primeiro final de semana do mês de setembro (1 a 3 setembro), mesmo período em que as ações para coibir as ocorrências de perturbação de sossego alheio se intensificaram. Foram contabilizadas 23.518 ocorrências em 2017 contra 32.253, quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Além de inibir o uso de equipamentos de som acima dos decibéis permitidos por lei, conforme o horário, o trabalho de fiscalização também visa coibir outros delitos provenientes de desentendimentos gerados pelo excesso de alguns usuários desses aparelhos, com altos níveis de ondas sonoras, o que pode ocasionar crimes de maior potencial ofensivo. A operação visa à redução do registro de ocorrências dessa natureza, além de garantir paz e sossego para crianças, idosos e demais pessoas que moram nas proximidades de bares e imóveis que costumam utilizar som de forma inadequada.

G1 CE