TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Cidade cearense instala túneis de desinfecção contra coronavírus

01 de maio de 2020 às 16:23

undefined

Começaram a funcionar nesta sexta-feira (1º) na cidade de Coreaú os túneis de desinfecção contra o novo coronavírus. O equipamento foi instalado em dois pontos estratégicos do município: no centro comercial, na rua que dá acesso aos bancos, casas lotéricas e supermercados; e o outro foi projetado próximo aos hospitais da cidade.

Cada túnel tem extensão de aproximadamente três metros e foi desenvolvido na China, país asiático onde teve início os primeiros casos da Covid-19. A cidade de Coreaú tem 13 casos confirmados da doença e nenhum óbitos, conforme a Secretaria da Saúde do Ceará.

O coordenador da assistência farmacêutica de Coreaú, Alefe Alburqueque, explica que a desinfecção das pessoas que passam por dentro do túnel ocorre por meio da utilização de produtos à base de quaternário de amônia, cujo procedimento é validado pela Anvisa.

"Esse detergente enzimático é próprio para humanos, portanto não irrita ou agride a pele humano e sua fórmula balanceada ataca a parte externa do vírus, a pasta extracelular, quebrando o vírus em partículas menores. Em contato com a água que é borrifada, essas partículas são despejadas do corpo humano", detalha.

O produto utilizado é uma mistura de água e sabonete líquido, à base de glicerina. Segundo especialistas, para que esse composto possa agir na destruição do vírus, as pessoas precisam passar pela cabine de desinfecção de forma lenta, levando cerca de 15 segundos para percorrer os quase três metros de extensão do túnel.

Alefe ressalta, também, que as pessoas que passam pelos túneis devem estar utilizando máscaras protetoras, para que não haja inalação direta da solução.

De acordo com o secretário da saúde de Coreaú, Noélio Fernandes, as cabines vão funcionar nos horários em que haja movimentação nas ruas. “Iniciando logo pela manhã e seguindo até não existir mais fluxo de pessoas. Por todo o dia, os tubos das cabines serão abastecidos com a solução”, garantiu. Atualmente, o município tem 53 casos confirmados da Covid-19.

Com informações do G1