TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Chuvas de dezembro superam média histórica para o mês

20 de dezembro de 2016 às 11:23

undefined

 

As chuvas de dezembro até o momento superam a média histórica do mês no Ceará, segundo aponta o calendário da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Até esta terça-feira (20), a média parcial observada foi de 33,6 milímetros. Já a média do mês é de 31,6 milímetros no estado.

A Funceme pondera que faltam 11 dias para o fim do mês, o que vai interferir no número. Além disso, há postos pluviométricos no estado que ainda não informaram os dados do período, e que se estes informarem "zero", por exemplo, o observado do mês pode baixar.

O Ceará registrou chuva em 19 municípios do Ceará, entre 7h da segunda-feira (19) e 7h desta terça-feira (20), conforme a Funceme em dados extraídos até 9h15 desta terça-feira. O volume dessas precipitações foi menor, sendo a maior chuva observada em Milagres, com 12,9 milímetros.

No dia anterior, a chuva aconteceu em 102 cidades, sendo as maiores em Milhã (80 mm), Ipueiras (76,3 mm), Jaguaribara (71 mm), Icó (65 mm), e Pires Ferreira (57 mm).

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) explica que as precipitações foram causadas por um sistema meteorológico conhecido como "Cavado de Altos Níveis", típico da pré-estação chuvosa, que favoreceu as chuvas no estado.

Previsão


A previsão para esta terça-feira (20) é de nebulosidade variável ao longo do dia, com possibilidade de chuvas isoladas na serra da Ibiapaba e litoral norte. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.

Já para a quarta-feira (21), a previsão entre a madrugada e o inicio da manhã é de possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea. No decorrer do dia, nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas no centro-sul do Ceará.