TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Ceará zera fila de espera para transplantes de córneas

14 de dezembro de 2017 às 09:03

undefined

 

Samuel tem 13 anos e não vê a hora de voltar para a escola. O adolescente recebeu uma nova córnea no fim do ano passado e, em fevereiro, deve receber a segunda. O dona de casa Francisca Márcia Ferreira, mãe do Samuel, não esconde a gratidão.

“Quando eu soube que ele iria fazer o transplante, foi um misto de emoções, não sabia se chorava ou se ria, uma solidariedade muito grande em um momento de dor”.

Somente no Hospital Geral de Fortaleza, foram realizados mais de 400 transplantes de córnea este ano e 322 doações. Em todo o Ceará, até o dia 4 de dezembro, foram realizados 903 transplantes.

Para ser um doador, basta comunicar esse desejo à família. A retirada do tecido em pessoas que tiveram morte por parada cardíaca deve ser em até 6 horas. Podem ser doadores pessoas entre 2 e 70 anos de idade.

A córnea é um tecido transparente que fica na parte da frente do olho. Se ela embaça por questões hereditárias, lesões, infecções ou outras causas, a pessoa pode ter a visão bastante reduzida ou até deixar de enxergar. A boa notícia é que a cirurgia de transplante pode recuperar a visão em mais de 90% dos casos de pessoas que têm deficiência visual por problemas no tecido.

Tribuna do Ceará