TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Ceará terá concursos públicos em três universidades estaduais, PM e Metrofor, diz Camilo

16 de dezembro de 2021 às 10:46

undefined

O governador Camilo Santana (PT) anunciou na manhã desta quinta-feira (16) que o Ceará terá concursos públicos em três universidades estaduais. As universidades contempladas são a Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca) e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

O anúncio foi feito durante entrevista para a TV Verdes Mares. Camilo Santana reforçou que em 2022 o governo vai abrir oportunidades também para outras áreas.

"Pretendemos fazer que eu posso já adiantar é que o Ceará terá três concursos para três universidades públicas estaduais. A Uece, Urca e Uva. E teremos concurso para Semace. Já havia sido autorizado, porém por conta da restrição da lei federal, eu só posso fazer concurso onde tem vacância para substituir neste primeiro momento. Mas, a partir do dia 1º de janeiro de 2022, isso estará superado porque a lei só vale até 31 de dezembro deste ano e teremos ter concursos para outras áreas. Estamos avaliando".

Melhorias salariais para servidores

Camilo Santana falou também que promete melhorias salariais para servidores públicos em 2022 e que enviará um projeto de lei à Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) nos próximos dias.

"Nessa semana tive duas reuniões com minha equipe econômica avaliando isso. Demos uma série de melhorias para algumas categorias do estado ao longo deste ano aprovados pela assembleia. Continuarei avaliando durante essa semana com a equipe econômica e anunciarei em breve quais serão as melhorias salariais para os servidores públicos do estado. Eu posso afirmar que terá melhorias salariais para todos os servidores do estado do Ceará".

Polícia Militar e Metrofor

No início deste mês, o chefe do executivo anunciou a ampliação do número de vagas para o concurso da Polícia Militar do Ceará. Na oportunidade, em uma publicação nas redes sociais, Camilo Santana afirmou que vai convocar mais mil candidatos aprovados, totalizando 3 mil novos soldados.

"Ótima notícia para quem realizou o concurso da Polícia Militar do Estado do Ceará. Autorizei a convocação de mais mil aprovados, além das duas mil vagas previstas inicialmente no edital. Com isso, serão 3 mil homens e mulheres convocados em breve para a realização do curso de formação para soldado da PMCE", escreveu o governador.

A retificação do edital deve ser publicada ainda nesta terça-feira no Diário Oficial do Estado (DOE).

O certame foi realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foram 86.511 inscritos sendo 20.254 para o cargo de soldado policial militar feminino e 66.257 candidatos do sexo masculino. As provas foram realizadas em 7 de novembro. O salário é de R$ 4.192, 72.

Inicialmente, o concurso ofertou 1.360 vagas na ampla concorrência para o sexo masculino e 240 para o feminino e ainda 400 vagas destinadas à cota racial.

E em novembro, Camilo Santana anunciou concurso público do Metrofor com a previsão de 150 vagas e certame em 2022. Os editais devem ser divulgados em janeiro. Além da autorização da realização de concurso para a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce).

Com informações do G1