TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Ceará tem maior crescimento do PIB no Brasil

18 de junho de 2015 às 07:42

Flávio Ataliba

Flávio Ataliba - Diretor geral do Ipece. (Foto: Marcos Studart)

O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará apresentou avanço de 1,05% no primeiro trimestre de 2015 na comparação com o mesmo período de 2014. O desempenho do Estado ocorre em um cenário nacional de retração, no qual a economia do Brasil registrou queda de 1,6%. No acumulado dos quatro últimos trimestres, o Estado aponta outro número positivo: 3,10% de alta. Para o fechamento de 2015, a previsão é de crescimento de 2% do PIB.

A tendência de expansão acima da média nacional está mantida e reforçada na primeira estimativa de PIB do Governo Camilo Santana. Os números foram divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Estado do Ceará (Ipece).

Segundo o diretor-geral do Ipece, Flávio Ataliba, o resultado decorre principalmente da expansão das atividades relacionadas ao setor de turismo e serviços públicos governamentais (3,29%)

“O Estado do Ceará teve um crescimento de 1,05%, isso comparado com o que vem acontecendo no país como um todo e diversos estados que apresentaram quedas negativas, é um resultado bastante importante para o estado. Nesse Contexto a gente observa que o setor de serviços foi aquele que garantiu esse resultado positivo para o estado, principalmente aquelas atividades relacionadas ao turismo”, ressalta Flávio.

Maior índice entre estados

Comparando com os estados brasileiros que realizam o cálculo de sua economia trimestralmente, a economia cearense obteve melhor índice. Apenas Ceará (1,05%) e Pernambuco (0,6%) apresentaram crescimento e os demais estados apresentaram índice negativos.

Flávio Ataliba acrescenta, ainda, que esse desempenho reforça a vocação e o potencial já consolidado do Ceará na área do turismo, onde o estado apresenta vantagens comparativas importantes. “Os esforços do atual governo em fortalecer ainda mais esse segmento, como por exemplo, a construção do Acquário Ceará, são muito importantes”, destacou o diretor geral do Ipece, que acrescentou o fator cambial como estimulante para o turismo doméstico.

Flávio Ataliba destacou que o Estado do Ceará se destaca como o quarto maior investidor do Brasil, principalmente com recursos próprios.

Quanto às perspectivas do Estado para este ano, o Ipece acredita que, mesmo num ambiente de incertezas da economia brasileira, o Ceará deverá ter um saldo em torno de 2%.

Serviços se consolidam

O setor de agropecuária foi o que apresentou maior crescimento (20,31%), cinco vezes superior ao crescimento nacional (4%). Em seguida, aparece o setor de serviços com índice de 0,73%. Por representar a maior fatia da economia cearense, o setor de Serviços se mantém como principal alavancador do PIB do Estado. Segundo dados do Ipece, o setor representa 73,8% da economia cearense, seguido de indústria (22,8%) e agropecuária 3,4%.