TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Ceará tem cinco açudes atualmente sangrando, aponta levantamento da Cogerh

26 de março de 2021 às 07:42

undefined

Cinco açudes estão sangrando, atualmente, em todo o Ceará. A informação é de um balanço divulgado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), órgão que fiscaliza e que monitora os açudes no Ceará. A última barragem a atingir a cota máxima e inciar a sangria foi a Tijuquinha, em Baturité, na última quarta-feira (24). É o egundo açude que começou a sangrar nessa semana.

De acordo com os dados da Cogerh a barragem começou a verter a água pelo sangradouro depois de uma chuva de 38 mm registrada em Baturité. O açude, como é de pequeno porte, já estava entre os que apresentavam 90% de volume armazenados. Conforme um detalhamento divulgado pelo jornal O Povo, a última vez que o Tijuquinha registrou 100% de sua ocupação foi no primeiro dia de setembro de 2020. Em 1º de janeiro, a barragem atingiu o seu menor nível durante o período, ficando com apenas 16,8% de sua capacidade.

Apesar do período de chuva ser considerado fraco pelos meteorologistas, em comparação com os anos anteriores, essa semana o Tijuquinha é o segundo açude a iniciar a sangria, um sinal de fortes chuvas centralizadas nas cidades onde os reservatórios são instalados. Na última segunda-feira (22), pela noite, a água começou a verter no açude São Vicente, no município de Santana do Acaraú. Ele foi o quarto a sangrar no Ceará somente esse ano.

O balanço da Cogerh aponta que além do Tijuquinha e do São Vicente outros três açudes estão atualmente sangrando. São eles: Caldeirões, o Germinal e a barragem do Batalhão, somando o total de cinco reservatórios cearenses que já atingiram sua cota máxima. Fora estes, a Cogerh ainda afirmou que outros cinco açudes estão com volume acima de 90% de acúmulo: o Acaraú Mirim, o Arrebita, o Pau Preto, o Quandú e o Rosário.