TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Ceará tem a menor ocupação de leitos de UTIs desde o agravamento da pandemia da Covid-19

04 de agosto de 2021 às 10:00

undefined

A taxa de ocupação em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UITs) exclusivos para pacientes com Covid-19 é a menor já registrada no Ceará desde o agravamento da pandemia. Enquanto na segunda onda da doença, em março e abril deste ano, o Estado teve hospitais com até 100% de ocupação de leitos, na manhã desta quarta-feira (4) a taxa de ocupação de UTIs chegou a 45,49%.

Se considerarmos apenas as unidades hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) a ocupação em UTIs é ainda menor, com 45,31% em unidades para adultos. Até então, a menor taxa deste indicador havia sido registrada em setembro de 2020, quando o Estado chegou a 50,34% de leitos em UTIs ocupados.

Os dados constam na plataforma IntegraSUS, gerenciada pela Secretaria da Saúde (Sesa), com atualização às 7h14 de hoje.

As taxas de ocupação em Unidades de Terapia Intensiva vêm decrescendo no Ceará desde o fim da segunda onda do novo coronavírus, que foi mais longa do que a primeira e fez com que houvesse saturação dos hospitais públicos.

Da mesma maneira, os índices de casos confirmados e mortes pelo novo coronavírus também diminuíram com o fim da segunda onda e o avanço da vacinação.

Ocupação de hospitais públicos em Fortaleza

Em Fortaleza, Hospital Leonardo da Vinci, unidade de referência no tratamento de casos de Covid-19 no estado, estão com 37 dos 48 leitos de UTIs ativos para o novo coronavírus ocupados. No caso de leitos de enfermaria, 14 dos 26 leitos disponíveis estão ocupados.

O Hospital Carlos Alberto Studart Gomes, o Hospital de Messejana, que chegou a ocupação máxima de pacientes em alta e média complexidade durante a segunda onda, está com seis dos 12 leitos de UTI ocupados e metade dos 20 leitos de enfermaria com pacientes com Covid em atendimento.

Já o Hospital Universitário Walter Cantídio, está apenas com um leito de UTI disponível, dos seis que possui, pois os outros cinco encontram-se ocupados.

Com informações do G1