TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Ceará registra primeiro caso de Covid-19 no sistema penitenciário; detento está em isolamento

08 de abril de 2020 às 15:23 - Atualizado em 08/04/2020 15:24

undefined

 

Foi registrado o primeiro caso de Covid-19 no sistema penitenciário cearense. Trata-se de um jovem de 24 anos, detido na Unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim, em Itaitinga, na Grande Fortaleza. O diagnóstico foi confirmado na terça-feira (7).

Ao todo, o Ceará contabiliza 1.268 casos e 42 óbitos, segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) desta quarta-feira (8).

A Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará (SAP) informou que o preso foi internado no Hospital São José com sintomas de gripe, na quinta-feira (2), e recebeu o diagnóstico positivo para a Covid-19 na terça-feira. Segundo a Pasta, o detento se encontra estável e sem nenhum tipo de ajuda mecânica respiratória.

A direção do presídio decidiu realizar o exame nos outros 17 presos que estavam na mesma cela do jovem de 24 anos, e todos testaram negativo para Covid-19.

Em nota, a SAP ressaltou "que os internos desta unidade que possuem algum tipo de fator de risco também passaram por tratamento diferenciado e estão recolhidos em local isolado e seguro".

"Por fim e para efeito de transparência, a Secretaria da Administração Penitenciária comunica que o fato está oficialmente informado à Justiça, ao Ministério Público, as entidades de controle social e aos familiares do interno", conclui a Pasta.

Morte suspeita

Outro preso do sistema penitenciário do Ceará, George Ivan Dionísio da Silva, morreu com complicações respiratórias no dia 22 de março. Ele estava detido na Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva (CPPL 4), também em Itaitinga.

Três dias depois da morte, a Justiça Estadual determinou que fosse realizado o exame para Covid-19 no corpo de George Ivan. Passados 14 dias da decisão e 17 dias da morte, ainda não há respostas sobre o resultado do teste. A Sesa e a SAP não se manifestaram sobre a demora no exame.


Com informações do G1