TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Ceará prevê transporte das águas do São Francisco a partir de março

21 de janeiro de 2021 às 15:01

undefined

Após a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) apontar, no fim do ano passado, que a liberação das águas do Rio São Francisco pelo chamado ‘eixo emergencial’ do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) não deve acontecer em 2021, o secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira, declarou mudança nos planos. A liberação deve começar no início do próximo mês março. A situação atual dos principais reservatórios, apesar de melhor que no início de 2020, ainda preocupa e motiva a decisão. Agora, o Governo do Estado aguarda a disponibilidade de vazão pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Do ponto de vista da estrutura, a Superintendência de Obras Hídricas (Sohidra) garante que o CAC está pronto para a passagem das águas. Todos os 53 quilômetros do 'eixo emergencial' foram testados e não apresentaram nenhum problema no seu percurso. “Estamos em fase final de testes para até o dia 1º março, quando tivermos chuvas no Cariri e, por conta disso, melhores condições de transferência de água pelo Salgado e Jaguaribe, transferir a vazão para o Castanhão”, reforça Teixeira.

Com isso, se mantém a estratégia de liberação no primeiro semestre, de acordo com um estudo da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), que indica que a condução da água seria mais eficiente, pois, neste período, as calhas dos rios estariam cheias e, consequentemente, a perda seria menor por infiltração, evaporação e a própria retirada por pessoas. Do Riacho Seco, em Missão Velha, o recurso hídrico segue, pelo curso natural, até o Rio Salgado, seguindo pelo Rio Jaguaribe até o Açude Castanhão.