TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Ceará deve apresentar condições de chuva entre quinta e sexta-feira (14), segundo Funceme

12 de fevereiro de 2020 às 14:27

undefined

 

O Ceará deve apresentar condições de céu variando entre parcialmente nublado e claro em maior parte do seu território nesta quarta-feira (12), conforme análise das condições de tempo realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), na manhã de hoje.

O atual cenário se dá pelo posicionamento de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que encontra-se próximo ao Estado. O centro deste sistema meteorológico, que ocorre a cerca de 12 quilômetros de altura, costuma inibir a formação de chuvas, diferente das áreas sob influência da sua borda, que trazer nebulosidade e alta umidade. Nesta quarta, somente o Litoral Norte e a Ibiapaba deverão apresentar chuvas isoladas entre a tarde e noite.

Já para quinta-feira (13), a Funceme prevê o deslocamento do VCAN ou até sua dissipação, colaborando para a atuação de áreas de instabilidade e, consequentemente, formação de precipitações. Esta situação deverá ocorrer a partir da tarde de amanhã.

Com a mudança no cenário, a tendência é de ainda predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões, mas com eventos de chuva no Litoral Norte, na Ibiapaba e no sul. Já nos litorais de Fortaleza e Pecém e também no Maciço de Baturité, as precipitações deverão ser isoladas. Nas demais áreas, a indicação, neste momento, é de possibilidade.

Na próxima sexta-feira (14), o Ceará já poderá receber acumulados mais expressivos no Estado de forma geral, incluindo a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Appesar da previsão apontada nesta quarta, a Funceme realizará novas análises para acompanhar a movimentação do VCAN, assim como de outros sistemas menores que possam interferir nas condições de tempo.