TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Castanhão e Orós recebem recarga após chuvas no fim de semana

10 de abril de 2018 às 09:03 - Atualizado em 10/04/2018 09:07

undefined

 

As chuvas que banharam o Ceará no fim de semana representaram recarga nos principais açudes. Tanto o maior reservatório do Estado, o Castanhão (bacia do Médio Jaguaribe), quanto segundo, o Orós (Alto Jaguaribe), receberam aporte nos últimos dias. Ainda com volume bastante baixo (4,6% da capacidade), o Castanhão recebeu 32,8 milhões m³ de sexta, 6, até ontem. A recarga ocorre desde o início de abril e após um mês de março com chuvas abaixo da média. Entre a manhã de domingo e a manhã de ontem, 119 municípios registraram precipitações.

“Tivemos expectativa muito positiva para o mês de março. Infelizmente, tivemos um veranico de mais de 20 dias, que não estava nas nossas previsões. Isso dificultou o aporte. (Agora) estamos reiniciando no fim de março, quando retornaram as chuvas”, explicou João Lúcio Farias, presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O que ele chama de veranico é uma estiagem que ocorre em períodos chuvosos, com dias de muito sol.

Todo o Ceará está com 9,75% da capacidade hídrica. Com as chuvas dos últimos dias, o açude Orós passou de 6,65% da capacidade na sexta-feira para 7,17% nessa segunda.

Conforme dados preliminares de chuva mensal da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os primeiros nove dias de abril apontam média de 74,8 milímetros (mm) em todo o Ceará. O normal do mês é 188 mm.

Conforme o meteorologista David Ferran, as últimas chuvas são decorrentes da “influência da zona de convergência intertropical e vórtice ciclônico de altos níveis mais ao sul do Estado”. Ainda de acordo com Ferran, a previsão para esta semana é de mais chuvas em todo o Ceará.

Além do Castanhão e do Orós, outros reservatórios se destacaram em aporte: Acarape do Meio, Angicos, Aracoiaba, Araras, Ayres de Sousa, Banabuiú, Caxitoré, Edson Queiroz, Frios, Jaburu I, Pedras Brancas e Taquara. Dos 155 monitorados no Estado, 81 tiveram alguma recuperação.

De acordo com a Funceme, entre sexta-feira, 6, e sábado, 7, dados parciais indicam precipitações em 94 municípios, com a maior em Granja: 81 mm. De sábado para domingo, chuvas fortes foram registradas na macrorregião jaguaribana. Os municípios de Jaguaretama, Alto Santo e Morada Nova, tiveram, respectivamente, 86,2 mm, 85,8 mm e 85,2 mm.

“A situação é um pouco mais confortável na região Norte. Os aportes ocorreram na bacia do Jaguaribe, mas não foram suficientes para atender à demanda daquela bacia e a preocupação com a Região Metropolitana”, alerta João Lúcio. Conforme ele, é importante que a população siga adotando medidas de economia de água.


O Povo