TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Campo de concentração de Senador Pompeu será tombado

01 de julho de 2019 às 09:28

undefined

 

O único Campo de Concentração brasileiro, localizado em Senador Pompeu, no interior do Ceará, está sendo tombado como patrimônio histórico. A iniciativa partiu do Município. O conjunto arquitetô-nico, localizado no entorno da cidade, onde foi construído o Açude Patu, situado em uma das áreas mais áridas do sertão cearense, o Campo de Concentração do Patu foi utilizando na seca de 1932 - um fenômeno natural sazonal no Nordeste do Brasil - para confinar retirantes que seguiam para a capital cearense, fugindo da seca e da fome. Naquela área, onde está localizado o açude homônimo, milhares morreram de fome e se renderam à mortalha da cólera. Essa tragédia ocorreu pouco mais de uma década após o início da construção da barragem.

Os trabalhos para o tombamento, em nível municipal, acabam de ser concluídos pelo Conselho Municipal de Patrimônio de Senador Pompeu (Compac-SP), explicou o presidente do colegiado e diretor do Departamento de Cultura do Município, Breno Torquato. "Foi um trabalho de muitas mãos. Os levantamentos foram realizados por historiadores, arqueólogos, arquitetos, advogados, professores, religiosos, líderes comunitários e gestores municipais". Representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Ceará também foram convidados, afinal, dentre as próximas ações estão o reconhecimento em nível estadual e nacional, da maior riqueza material do Município, acrescentou o presidente do Compac-SP.

 
Este ano, o conjunto arquitetônico do Patu está completando o seu primeiro século. O projeto de construção foi iniciado em 1909. A passagem histórica, associada ao sufrágio dos retirantes nordestinos neste lugar, é considerada a data mais relevante para este município emancipado de Mombaça há 122 anos. Com o tombamento, tanto o aspecto turístico como histórico deverão ser explorados, afinal, incluindo os 12 casarões, a Vila Operária e as três casas de pólvora, são a prova material do martírio sertanejo.