TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Camilo anuncia concursos com 2,9 mil vagas na Segurança Pública em 2021

18 de novembro de 2020 às 13:58

undefined

O governador do estado, Camilo Santana (PT), anunciou, na manhã desta quarta-feira (18), a realização de novos concursos para preenchimento de vagas de pessoal em três órgãos da Segurança Pública do Ceará: Polícia Militar, Polícia Civil e Perícia Forense. No total, serão ofertadas 2.958 vagas em concursos que acontecerão entre 2021 e 2022.

Na Polícia Militar, serão abertas 2.200 vagas em um concurso com duas fases, a primeira no próximo ano e a segunda em 2022. Serão preenchidas duas mil vagas para soldados e mais 200 para oficiais.

Na Polícia Judiciária do Estado (Polícia Civil), um concurso faz preencher 500 vagas, sendo 400 para o cargo de inspetor e mais 100 para o cargo de escrivão.

Na Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) serão preenchidas 170 no concurso, sendo os cargos distribuídos da seguinte forma: 60 vagas para peritos criminais, 20 para peritos-legistas, 20 para médicos-legistas e 70 para auxiliares de perícia.

Já no Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBM-CE), o governador autorizou a convocação dos candidatos que já foram aprovados no último concurso para a Corporação e que aguardavam o chamamento, portanto, não haverá novo concurso. Serão preenchidas 258 vagas, sendo 208 para soldados e 50 para oficiais.

Outras medidas para a Área da Segurança Pública foram anunciadas por Camilo Santana na solenidade realizada na manhã de hoje no Palácio da Abolição, e que contou com a presença dos titulares dos quatro órgãos vinculados à SSPDS.

Novas medidas

Ao lado do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, delegado federal Sandro Caron; do comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, coronel PM Márcio Oliveira;  do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Luís Eduardo Holanda; do perito-geral da Perícia Forense do Estado do Ceará, Ricardo Macedo; e do delegado-geral da Polícia Civil do Estado do delegado Marcus Rattacaso, Camilo anunciou as seguintes medidas:

1 – Concurso para o preenchimento de 2.958 vagas na Segurança Pública com a seguinte distribuição:  Polícia Militar/PM (2.200), Polícia Civil  (500) e Perícia Forense/Pefoce (170).

2 – Instalação do policiamento do Comando de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) em todas os Municípios com população igual ou superior a 30 mil habitantes.

3 – Instalação já imediata de bases do CPRaio em Jaguaribe, Mauriti, Pentecoste, Paracuru e Santana do Acaraú.

4 – Troca de todo o fardamento da Polícia Militar do Ceará.

5 – Reforma estrutural de todas as delegacias da Polícia Civil e dos quartéis da PM no estado.

6 – Instalação de mais uma Base Operacional da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) , na cidade de Crateús (com helicóptero já comprado e quartel sendo construído).