TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Cacau produzido no Vale do Jaguaribe garante fabricação de ovos de páscoa

08 de abril de 2017 às 09:49 - Atualizado em 08/04/2017 09:51

undefined

 

A Páscoa deste ano terá um sabor a mais, um gostinho genuinamente cearense. A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio da Escola de Vida, Sabor e Arte (Evisa), a Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) e a União dos Agronegócios do Vale do Jaguaribe (Univale) produziram ovos de Páscoa com gostinho do nosso Ceará, utilizando cacau, matéria-prima para o chocolate, cultivado no Tabuleiro de Russas, região jaguaribana que envolve os municípios de Limoeiro do Norte, Russas e Morada Nova.

undefined

 

“A STDS investe no potencial do trabalhador cearense, por isso, nos lançamos em mais um desafio. Formamos uma turma de 25 jovens, e contando com a supervisão da chef de Patisserie, Lia Quinderé, produzimos 300 ovos de Páscoa. Transformamos o que era sonho, em realidade, mostrando que nosso estado tem um potencial imenso”, declarou a coordenadora da Evisa, Simone Veras, durante a manhã desta quinta-feira (6), período em que os alunos experienciaram a vivência prática em produção e embalagem dos chocolates.

“Nós buscamos culturas de plantio alternativo para nosso estado, no sentido de atrair novos investimentos e de otimizar o uso da água, principalmente por conta da crise hídrica que enfrentamos. Incentivamos a certificação de origem dos nossos produtos, valorizando inclusive a identidade que carregam. Acredito que ao aliar essa produção ao trabalho de capacitação da Evisa, nós conseguimos chegar de uma ponta a outra, contemplando do agricultor ao jovem que procura o primeiro emprego”, explica Silvio Lima, diretor da Adece.

“Estou encantada com o nosso cacau, percebi notas de mel, de café, e sei que isso é devido ao microclima da região do nosso semiárido. Temos uma riqueza infinita em nosso solo e nas mãos do nosso povo. Agradeço a parceria com o governo e com a Adece, que possibilitaram a capacitação e a troca de experiências. Tenho certeza que cada aluno que participou do curso aprendeu algo novo”, afirmou Lia Quinderé, que também é formada pela escola francesa Le Cordon Bleu.

Novos frutos

O projeto “Avaliação de culturas alternativas para o Ceará – Potencial agronômico e econômico para a agroindústria” é um estímulo do Governo do Ceará, por meio da Adece, a trazer novas opções de cultivo aos agricultores, proporcionando mais oportunidades de emprego e renda no interior cearense. Também estão sendo trabalhadas de forma experimental a produção de romã, amora preta, mirtilo, caqui, maçã e pera na Ibiapaba e no perímetro irrigado dos Tabuleiros de Russas.