TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Butantan vai usar população de Fortaleza em fase de testes para nova vacina contra Gripe

19 de maio de 2021 às 08:15

undefined

O Instituto Butantan confirmou que a capital do Ceará, Fortaleza, está na lista de uma série de 11 cidades onde parte da população será usada em um teste para a produção de uma nova vacina contra a gripe. A informação foi confirmada em nota pelo próprio Instituto, que atualmente produz os compostos imunizantes da vacina CoronaVac, utilizada na vacinação contra o coronavírus.

De acordo com o Instituto Butantan o estudo clínico sobre a nova vacina teve início há mais de uma semana. O principal objetivo da fase de testes em que Fortaleza participará, é avaliar a eficácia e a segurança da nova vacina que estará sendo produzida. O Butantan confirmou que a pesquisa incluirá crianças e adolescentes de 3 a 17 anos, adultos de 18 a 59 anos e idosos de 60 anos ou mais.

Os interessados em participar dos ensaios clínicos poderão entrar em contato diretamente com os centros de pesquisa participantes para obter mais informações. “Participarão do estudo 6.500 pessoas em 11 centros de pesquisa nas cidades de Ribeirão Preto, São Paulo, Serrana, São José do Rio Preto, São Caetano do Sul (estado de São Paulo), Belo Horizonte (Minas Gerais), Porto Alegre, Pelotas (Rio Grande do Sul), Fortaleza (Ceará), Recife (Pernambuco) e Laranjeiras (Sergipe)”, informou o Instituto Butantan em nota.

A nova vacina deverá incluir meios imunizantes contra quatro cepas do vírus Influenza, sendo duas da linhagem A (H3N2 e H1N1) e outras duas da B (B Victoria e B Yamagata). O objetivo do estudo é ampliar o espectro das vacinas da gripe e sua proteção, especialmente nas populações que correm risco de agravamento no quadro da doença.

Com informações do Revista Central