TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Aracati: 300 anos da igreja matriz Nossa Senhora do Rosário

20 de março de 2019 às 08:15

undefined

 

Ontem (19), dia de São José, completou 300 anos da inauguração da igreja matriz Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Aracati. Construída no séc. XVIII, o templo sagrado foi erguido em 19 de março de 1719, sendo uma das mais ricas da região com imagens de grande valor.

Na fachada destacam-se as cinco portadas com ombreiras e arcos decorados. "Do lado direito possui torre sineira, encimada por pináculos. Do lado esquerdo há uma cúpula acompanhada por pináculos em seu contorno. Existe neste templo sagrado várias peças que merecem ser apreciadas. Há ainda o Cruzeiro que fica postado diante da matriz dando aos visitantes o cartão de boas vindas ao Aracati". (Memória Histórica da Paróquia de Aracati, editada pelo Instituto do Museu Jaguaribano).

A igreja possui algumas imagens de interesse e mesa de comunhão em jacarandá, de belíssimo desenho. Acrescentem-se também uma notável bandeira da porta de batistério entalhada à ponta de faca, e uma portada magnífica, de arenito baiano, com portas de almofadas em relevo, arrematadas por motivos fitomórficos. Está incluída como monumento Nacional nos Livros de Tombo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.