TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Ao menos 5,3 milhões de pessoas da população em geral estão na fila da vacina da Covid no Ceará

03 de junho de 2021 às 10:11

undefined

Uma fila com, ao menos, 5,3 milhões de pessoas entre 18 e 59 anos aguarda no Ceará para finalmente tomar a vacina contra a Covid. A estimativa, que deve aumentar, inclui todos os não inseridos em nenhum dos grupos prioritários nas 184 cidades. Os dados são do Saúde Digital, sistema da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) para o registro da vacinação.

Com essa proporção, o Ceará precisará de, ao menos, 10,7 milhões de doses, mais que o dobro dos 4 milhões enviados, até agora, pelo Governo Federal.  

A plataforma Saúde Digital foi criada pelo Governo do Estado para um maior controle sobre o procedimento da vacinação. Ela foi usada para definição das metas dos grupos prioritários e, agora, deve servir para as projeções sobre as demandas do público geral, cuja vacinação começa este mês.

Todos os moradores do Ceará a serem vacinados devem estar obrigatoriamente cadastrados na plataforma. As 184 cidades do Ceará estão conectadas à plataforma, segundo a Sesa. 

Até o dia 2 de junho, dentre o público geral, o mais numeroso na fila para receber o imunizante no Estado é o mais jovem, de 18 a 19 anos, com 846 mil pessoas aguardando. Em seguida, há aqueles que têm de 20 a 24 anos, com 822 mil pessoas.

Mas, essa etapa da vacinação ocorrerá de forma escalonada, por idade, em ordem decrescente. Portanto, os primeiros a serem vacinados devem ser os 313 mil moradores que têm entre 55 e 59 anos. 

Para iniciar essa etapa de imunização, é preciso que a cidade tenha cumprido, ao menos, 90% das metas das quatro fases prioritárias do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Na conta fica de fora a população menor de 18 anos, já que, até o momento, no geral, não há dados disponíveis de segurança e eficácia das vacinas usadas no Brasil para esse público.  

Em Fortaleza, onde o processo de imunização da população geral terá início domingo (6), ao menos, 1,6 milhão de pessoas aguardam nessa fila. Outras cidades de grande contingente populacional como Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato e Maranguape aparecem logo na sequência.