Alunos da UFC Quixadá são premiados por criar plataforma de saúde com uso de inteligência artificial
31 de julho de 2025 às 09:39

Dois estudantes do curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus de Quixadá, conquistaram o segundo lugar na maratona tecnológica Ideathon da Saúde, realizada durante o NEON 2025, um dos maiores eventos de inovação do Nordeste. Guilherme Barros e Marcos Antônio Vieira representaram o Sertão Central na competição, que reuniu propostas voltadas à ampliação do acesso à saúde pública.
A dupla desenvolveu a plataforma Sinais, voltada à interiorização da saúde e à redução da distância entre pacientes do interior e médicos especialistas. O sistema permite o envio de exames para análise remota e conta com um recurso de Inteligência Artificial treinado para interpretar eletrocardiogramas (ECG). O algoritmo alcançou 98% de precisão nos testes realizados.
O projeto foi idealizado com apoio direto de profissionais de saúde, principalmente médicos do Piauí, que ajudaram a definir o escopo da ferramenta e sugeriram a integração da IA na leitura de exames de ECG, por serem mais objetivos. A proposta alia tecnologia à prática médica, servindo como suporte ao diagnóstico, e não como substituição à avaliação clínica.
Além da IA, a plataforma exibe indicadores de atendimentos, organiza prontuários e oferece um canal de comunicação entre profissionais da mesma unidade, buscando atender demandas reais da gestão em saúde. A construção foi orientada por sugestões dos próprios médicos, o que resultou em uma solução mais completa e funcional.
O Ideathon da Saúde foi dividido em três etapas. A equipe de Quixadá ficou entre os 15 projetos inicialmente selecionados, passou por treinamentos de aperfeiçoamento e chegou à final, com outras quatro equipes, apresentando a proposta no evento final realizado entre 3 e 4 de julho.