TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Agrotóxicos na Chapa do Apodi: estudo alerta para proteção a agricultores

04 de abril de 2017 às 08:07

undefined

 

O uso indiscriminado e sem controle de agrotóxicos exige mais fiscalização do poder público e mais atenção com a saúde dos agricultores. Um estudo realizado por professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) volta a alertar sobre os prejuízos à saúde dos trabalhadores da agricultura que manejam essas substâncias. “Essas pesquisas são elementos importantes em sugerir os efeitos maléficos da exposição a agrotóxicos. Elas alertam para a necessidade urgente de proteção dos agricultores que lidam diária e diretamente com esses agentes químicos”, avalia o Professor. Ronald Feitosa, orientador dos trabalhos, como destaca, em sua coluna Política & Economia, o jornalista Carlos Alberto Alencar.

Segurança reforçada

Os 1.400 aprovados da 1ª turma do Concurso Público para carreira de praças da Polícia Militar participaram da aula inaugural do Curso de Formação Profissional, no Centro de Eventos do Ceará, com a participação do governador Camilo Santana e do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa. Realizado em 2016, o concurso abriu 4.200 vagas. Serão chamadas, até o fim de 2018, três turmas de 1.400 soldados. Camilo Santana garantiu que chamará o segundo grupo de aprovados ainda em 2017.

Segurança reforçada 2

O governador ressaltou que os novos policiais militares terão papel preponderante nas ações de segurança pública em curso no Estado, como a implantação de novas unidades do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) no interior e Região Metropolitana de Fortaleza, e melhor distribuição de policiais nas ruas. Segundo Camilo, haverá um aumento de quase 26% do efetivo atual, o que será um reforço importante para a segurança pública. Na próxima segunda-feira, será empossado o último grupo do Concurso Público para Polícia Civil.

Não é grande coisa, mas…

O governador Camilo Santana assinou mensagem, encaminhada de imediato para a Assembleia Legislativa, que garante a extensão da gratificação a 2.562 servidores da Secretaria de Educação do Estado. A medida, após a aprovação, vai gerar um impacto de R$ 10,2 milhões, beneficiando pessoas dos grupos operacionais Atividades de Apoio Administrativo e Atividades de Nível Superior.

De olho

Após completar cinco anos em vigor da Lei Estadual de Acesso à Informação, o Portal da Transparência do Estado registrou recorde de acessos desde sua criação. De acordo com os números compilados pela Coordenadoria de Fomento ao Controle Social da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), durante o mês de março, foram registrados 32.154 acessos. Para o orientador da Célula de Transparência e Ética da CGE, Benevides Lôbo, o número reflete o crescimento do interesse dos cidadãos nas informações públicas. Com certeza.

Encontro de gigantes

Vinte e uma são as grandes metas do Papa Francisco enumeradas pelos Cardeal Hummes em um livro que será lançado nesta terça-feira,  dia 4 de abril, na Faculdade Católica de Fortaleza – FCF, em parceria com a Livraria Paulus. A publicação nasceu da admiração do cardeal Dom Cláudio Hummes pelo Papa Francisco e do desejo de homenagear o Santo Padre pelo seu aniversário de 80 anos de vida. Por outro lado, o livro foi lançado para celebrar seu extraordinário pontificado, que vem mostrando ao mundo inúmeras atitudes de um autêntico espírito evangélico e iniciativas que estão mudando os rumos da Igreja.

Prioridades

Com olhar minucioso, o ex-arcebispo de Fortaleza (que esteve presente no Conclave que elegeu, em março de 2013, o cardeal Jorge Mário Bergoglio como novo Papa e continua muito próximo de Francisco) apresenta ao leitor as prioridades do Papa para guiar a Igreja.  Entre as muitas considerações do Sumo Pontífice, em suas catequeses e homilias, a obra destaca 21 temas, considerados por ele como assuntos pertinentes à propagação do Evangelho e para uma Igreja Missionária.

Amigo do peito

Dom Cláudio Hummes foi arcebispo em Fortaleza de 1996 a 1998. Hoje é arcebispo emérito na Arquidiocese de São Paulo. É amigo do Papa Francisco, apareceu com ele no Balcão de São Pedro quando foi apresentado como novo papa da Igreja. Foi por uma frase do cardeal Hummes, ‘não se esqueça dos pobres’, que o pontífice escolheu o nome de Francisco.

Nem bem começou…

No primeiro dia de funcionamento das novas regras do rotativo do cartão de crédito, estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), ontem, o Procon Fortaleza recebeu denúncias de consumidores, que relataram falta de clareza e informações sobre as novas regras de financiamento. O Procon enviou recomendação à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), para que prestem esclarecimentos aos consumidores sobre as novas medidas.

Informação é a alma do negócio

Para o Procon, as medidas são positivas, mas necessitam de informações sobre as condições de financiamento, como o valor das parcelas, o número de meses e os encargos cobrados pelo mesmo. No ano passado, o cartão de crédito foi o assunto mais reclamado por consumidores em Fortaleza, somando 3.753 reclamações contra 3.244 atendimentos em 2015, um aumento de 15,69%.

Alerta

O Procon alerta que, mesmo com as novas regras de parcelamento do rotativo do cartão de crédito, o Código de Defesa do Consumidor (CDC), no artigo 52, garante o direito de liquidar a dívida antecipadamente, total ou parcialmente, com redução proporcional dos juros e demais encargos. Isso significa que um consumidor, mesmo tendo contratado o parcelamento do rotativo, tem direito à redução de juros e encargos já calculados, caso antecipe o pagamento da dívida.

Incentivo

O Banco do Nordeste elegeu 212 projetos para patrocínio via seleção pública de propostas de cunho institucional/mercadológico. O resultado está disponível no site da instituição: www.bancodonordeste.gov.br. Todos os estados onde o BNB atua (Região Nordeste e norte de Minas Gerais e Espírito Santo) receberão recursos, de até R$ 100 mil, para patrocínio a iniciativas realizadas até 31 de dezembro de 2017. No Ceará, serão patrocinados 30 projetos. Os proponentes selecionados estão sendo contatados por e-mail, com informações sobre o valor aprovado por projeto e instruções para entrega da documentação exigida.

Uso de agrotóxico

Duas pesquisas recém-concluídas no Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade Federal do Ceará investigaram a expressão de genes de autoreparo em agricultores cearenses da região da Chapada do Apodi expostos ao uso de agrotóxico. Ambas constataram que alguns genes de reparo estão menos presentes nesse grupo e que há uma relação entre o tempo de contato com os agrotóxicos e essa redução. “Este é o primeiro trabalho da literatura mundial a demonstrar que os genes de reparo do DNA estão down regulated em agricultores expostos a agrotóxicos”, diz uma das autoras, a pesquisadora Marília Braga Costa.

Efeitos maléficos

“Essas pesquisas são elementos importantes em sugerir os efeitos maléficos da exposição a agrotóxicos. Elas alertam para a necessidade urgente de proteção dos agricultores que lidam diária e diretamente com esses agentes químicos”, avalia o Prof. Ronald Feitosa, orientador dos trabalhos.

A Chapada do Apodi foi escolhida por ser um dos principais produtores agrícolas do Estado e uma área em que há forte uso de agrotóxicos. Com exceção dos trabalhadores da agricultura ecológica, todos já haviam tido algum tipo de contato com o produto, 48% dos quais tiveram contato direto.