TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

Açude Castanhão suspende fornecimento de água para a Grande Fortaleza até julho

18 de abril de 2019 às 08:17

undefined

 

A transferência das águas do Açude Castanhão para Fortaleza e Região Metropolitana foi suspensa até o dia 30 de junho, de acordo com uma resolução publicada nesta terça-feira (16), no Diário Oficial do Estado (DOE). Segundo a publicação, a operação do açude estará limitada à vazão média de 3,5 metros cúbicos por segundo para a perenização do Rio Jaguaribe.

De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), este é um procedimento normal feito anualmente para que o açude acumule água.

A capital cearense e Região Metropolitana são abastecidos pelo chamado Sistema Metropolitano, formado pelos açudes Pacoti, Pacajus, Gavião e Riachão. Apenas 5% das águas do Castanhão são liberadas para complementar o abastecimento de Fortaleza.

A medida foi assinada pelo presidente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Ceará, Francisco José Coelho Teixeira e pelo secretário executivo Carlos Magno Feijó Campelo, entrou em vigor a partir da data de publicação.

Capacidade ainda preocupa

Apesar das precipitações observadas, os açudes do estado ainda estão em cenário crítico. Dos 155 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), 78 estão com volume abaixo dos 30%. O Castanhão, maior açude do estado, tem, neste momento, apenas 5,10% da sua capacidade total.


Com informações do G1