TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

147 mil segurados do INSS ainda não fizeram ‘prova de vida’ no CE; Prazo termina no fim deste mês

20 de fevereiro de 2018 às 08:17

undefined

 

Dos mais de 34 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), quase 30 milhões já realizaram a comprovação de vida. Até fevereiro deste ano, contudo, mais de três milhões de beneficiários não compareceram aos bancos pagadores do benefício para realizar o procedimento. A prova de vida é obrigatória para todos os beneficiários do INSS que recebem por conta corrente, conta poupança ou cartão magnético e deve ser feita até o dia 28 de fevereiro. Não é necessário ir à Agência da Previdência Social.

No Ceará, mais de 147 mil segurados ainda não fizeram a comprovação de vida, segundo o INSS. O procedimento faz parte de um conjunto de ações da Previdência Social para evitar fraudes, como, por exemplo, quando o beneficiário morre, e a família e procuradores continuam a receber pagamentos da aposentadoria ou pensão, o que se enquadra no crime de apropriação indébita. A prova de vida, assim, é uma segurança para os beneficiários e busca barrar o recebimento de pensões e aposentadorias, como auxílios-doença, que continuam sendo feitas de forma irregular.

O gerente-executivo do INSS no Ceará, Francismar Lucena, destaca a importância do procedimento e ressalta que pessoas que recebem o benefício da Previdência Social deve se dirigir, diretamente, aos bancos em que recebem o dinheiro, e não à agências do INSS. Francismar Lucena, em entrevista ao Jornal Alerta Geral (Rádio FM 103.4 – Expresso Grande Fortaleza + 23 emissoras no Interior) nesta terça-feira, 20, lembra que os segurados, para fazer a comprovação de vida, devem estar portando documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, entre outros).

A organização e a operacionalização da comprovação de vida são de responsabilidade da rede bancária, que deve cumprir anualmente a rotina junto ao INSS. Cada Instituição Financeira trata a data para comprovação de vida da forma mais adequada à sua gestão: existem bancos que utilizam a data do aniversário do beneficiário, outros utilizam a data de aniversário do benefício, assim como os que convocam o beneficiário na competência que antecede o vencimento da comprovação de vida.

Algumas instituições financeiras estão utilizando a tecnologia de biometria para realizar o procedimento nos terminais de autoatendimento. Quem não fizer a comprovação de vida no tempo previsto, no caso, até o fim deste mês, poderá ter seu pagamento interrompido como explicou o gerente-executivo do INSS no Ceará, Francismar Lucena. “Após esse prazo, infelizmente, nós temos que fazer um procedimento de cruzamento de dados e o benefício é, inicialmente, bloqueado e depois cessado”, disse.