TVJ1.com.br

Regionais



PUBLICIDADE

{}

11 cidades do Vale do Jaguaribe recebem incentivo por redução de arboviroses

22 de agosto de 2018 às 10:01 - Atualizado em 22/08/2018 10:04

undefined
(Foto: Honório Barbosa)

O ano passado foi marcado pelo crescimento no número de arboviroses - doenças transmitidas por picadas de mosquitos - registradas no Ceará. O índice foi o maior das últimas três décadas, quando o Estado registrou a primeira epidemia de dengue. Com o objetivo de incentivar os municípios a atingirem melhores resultados no enfrentamento às arboviroses, o Governo do Estado liberou R$ 10 milhões às cidades que cumprissem seis critérios estabelecidos pela Secretaria da Saúde (Sesa) do Ceará.

A medida, na prática, foi eficaz. Em 2018 o número de doenças caiu e 100 cidades cearenses foram premiadas com recurso. A premiação é R$ 100 mil, que será destinada em sua totalidade para manutenção da infraestrutura de combate as endemias. Na região jaguaribana, 11 cidades receberão o incentivo: Iracema, Ibicuitinga, Jaguaribara, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Palhano, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte. 

De acordo com a Sesa, os resultados alcançados em 2018 devem-se em parte ao incentivo nanceiro, "pois houve um engajamento de vários segmentos da sociedade e dos gestores públicos municipais. A população em geral se solidarizou aos movimentos dos comitês municipais de enfrentamento às arboviroses e fez a sua parte". Diante da estratégia virtuosa, o Governo do Estado já planeja uma nova edição do incentivo para o próximo ano. O rateio do montante deste ano foi pago aos municípios no mês passado e os recursos devem beneciar mais de três milhões de habitantes.  

Com informações de Diário do Nordeste