TVJ1.com.br

Política



PUBLICIDADE

{}

Vitórias de Loures e Aécio no STF aliviam pressão sobre Temer

01 de julho de 2017 às 09:01

undefined

 

Duas decisões no Supremo Tribunal Federal (STF) contrariaram, ontem, a estratégia de acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR) no contexto da Lava Jato e, por tabela, garantiram um certo alívio ao presidente Michel Temer (PMDB). Pela manhã, por decisão do ministro Marco Aurélio, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) ganhou o direito de voltar ao cargo; à noite, o ministro Edson Fachin resolveu libertar o ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) da carceragem da Polícia Federal.

As vitórias de Aécio e Loures têm impacto positivo para Temer, já que, preso, Loures era considerado um delator em potencial. O ex-deputado era aliado dos mais próximos e conhecia os bastidores do Planalto – o que geraria desconforto à cúpula do governo.

Já a volta de Aécio ao Senado significa um reforço na ala tucana que defende a permanência do PSDB na base do Governo, além de significar um apoio extra na Casa que está prestes a votar a reforma trabalhista, considerada crucial para o Planalto. “Seu retorno fortalece nossa bancada e a defesa da agenda de reforma necessária ao País”, disse o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), em nota. Aécio poderá reassumir a presidência do partido a qualquer momento, afirmaram lideranças da sigla.