TVJ1.com.br

Política



PUBLICIDADE

{}

Renato Roseno critica ações de Camilo Santana

04 de maio de 2017 às 08:50

undefined

 

O deputado Renato Roseno (Psol) apontou, ontem, durante pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa, o que ele considera como “incoerências” no discurso do governador Camilo Santana, da época em que era candidato e hoje, diante das ações que tem aplicado em relação à segurança pública do Estado.

De acordo com o parlamentar, no Plano de Governo, o governador Camilo Santana defendia a adoção de uma política de segurança cidadã, em que seriam estabelecidas estratégias focadas na prevenção para lidar com os problemas de crime, violência, conflitos urbanos e sensação de insegurança.
No entanto, Renato Roseno avaliou que, como governador, ele tem tomado ações meramente ostensivas. “Não votei nele, mas concordo com tudo o que está escrito lá no Plano de Governo em relação à segurança pública, porque se insere em uma política contemporânea de segurança cidadã, focada em estratégias preventivas de violência”, afirmou.

Para o deputado, porém, o governador parece ter “esquecido” o Plano apresentado. “Os jornais estampam em suas capas que o número de homicídios, em abril, é o maior dos últimos cinco anos no Ceará, e a resposta do Camilo é que vai reforçar o policiamento”, lamentou.

Contraponto
Já o deputado Evandro Leitão (PDT), líder do Governo na Assembleia Legislativa, avaliou como positivo o sistema de segurança pública do Estado. Segundo ele, o setor deve ser dividido em duas partes, a repressão e a prevenção, e o Governo do Estado tem investido fortemente nas duas áreas.
Na área de repressão, conforme salientou, foram convocados, no início da atual gestão, mil policiais. Em seguida, foram mais 1.436 policiais militares, 275 bombeiros, 703 policiais civis. “Todos os aprovados em concursos foram convocados”, afirmou.
Também foram contratados, segundo Evandro Leitão, 108 peritos, e há cinco meses o Estado fez concurso para 4.200 policiais militares. “Destes, já chamou a primeira turma, 1.200 em treinamento e vai chamar mais 1.400, em setembro, para que até 31 de dezembro tenhamos mais 2.600 policiais e o restante será convocado em 2018”, acrescentou.

O parlamentar salientou que não se faz segurança sem policiais, viaturas, armas e munições. Por isso, o Governo está adquirindo novas armas e vai entregar mais 300 viaturas, “oferecendo o mínimo de estrutura para as corporações policiais”. Além disso, Evandro Leitão lembrou que o Governo implantou o Raio, em 17 municípios, e mais 30 receberão o batalhão.