TVJ1.com.br

Política



PUBLICIDADE

{}

Renato Roseno cobra plano de segurança

12 de julho de 2017 às 10:20 - Atualizado em 12/07/2017 10:20

undefined

 

O deputado Renato Roseno (Psol) solicitou, ontem, a elaboração de um Plano Estadual de Segurança – pelo Governo do Estado – para combater o aumento da violência. Na avaliação do parlamentar, as ações não podem ser postas em prática somente após a ocorrência dos crimes. “A segurança não pode continuar apenas de forma reativa. Achar que policiamento ostensivo será a solução é engano”, comentou.

Ele ressaltou que, onde teve redução da violência no País, houve o controle e combate ao tráfico de armas, requalificação urbana e ações nos territórios mais vulneráveis. Além disso, defendeu mais diálogo com o Judiciário.

Renato Roseno informou ainda que, desde 2013, o Ceará ocupa lugar destaque no Brasil em relação ao número de homicídios. Além disso, os índices, que reduziram entre 2013 e 2016, voltaram a subir em 2017, tendo como principais vítimas os jovens.

Para Roseno, houve uma nova regionalização da violência. “Em nove estados nordestinos, oito estão entre os piores em número de assassinatos. É um novo cangaço”, avaliou. Ele lamentou que não tenha sido adotada nenhuma política nacional ou estadual para coibir o aumento nos índices.

O parlamentar chamou atenção ainda para o desmonte do Pacto Nacional de Redução de Homicídios e lamentou que as ações não sejam integradas. “Há apenas um conjunto de frases desconexas e investimentos em equipamentos e munição, para efeito de propaganda política”, criticou.

Renato Roseno defendeu ainda que o Governo trabalhe junto com as prefeituras para elaboração de investimentos de proteção e inclusão da juventude em atividades de educação, esportes, lazer e trabalho, evitando assim o recrutamento pelo narcotráfico.