TVJ1.com.br

Política



PUBLICIDADE

{}

Produtividade de senadores do Ceará cai 45% no ano de 2016

Em comparação com 2015, o trio cearense no Senado - Tasso, Eunício Oliveira e José Pimentel - protocolou 36 pedidos a menos neste ano. Juntos, requerimentos, projetos e PECs da bancada não passaram de 43

26 de dezembro de 2016 às 11:15

undefined

 

O número de requirimentos, propostas de emenda à Constituição (PEC), recursos e projetos de lei dos senadores do Ceará caiu no último ano. Em 2015, os três representados do Estado apresentaram 79 medidas, contra 43 deste ano, o que representa queda de 45% na produtividade.

A partir de dados tirados do portal do Senado, a reportagem avaliou apenas a quantidade de documentos protocolados. Não foram contabilizadas relatorias de matérias ou atividades em comissões.

Todos os três - Eunício Oliveira (PMDB), José Pimentel (PT) e Tasso Jereissati (PSDB) - apresentaram menos pedidos neste ano. Entretanto, a menor variação foi do senador tucano, que protocolou 24 documentos em 2015, em comparação aos 30 do ano anterior.

Nenhum dos senadores atendeu às tentativas de contato do O POVO para esclarecer o levantamento. As atividades oficiais estão de recesso desde a semana passada e só voltam em fevereiro de 2017, quando haverá eleição da nova Mesa Diretora.

Normalmente, em ano de eleição, como foi o caso, as atividades parlamentares sofrem suspensões, o quórum costuma cair nas sessões. Em 2016, o Congresso também viveu período atípico, como a votação do impeachment. 

Do trio, o senador que mais participa de comissões é José Pimental, titular em oito delas. Em seguida, vem Eunício, com assento em seis comissões. Tasso está como titular em cinco comissões.