Prefeitos lançam documento com reivindicações para os governos estadual e federal
A carta aponta pontos prioritários, cobrando também R$ 5 bilhões para cobrir custeios com o SUS
28 de outubro de 2015 às 11:26
Alguns municípios vão fechar o ano no vermelho. (Foto: Reprodução)
Foi lançada nessa segunda-feira (26) pela Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) a Carta do Ceará, documento que traz uma série de reivindicações dos prefeitos para os governos estadual e federal, segundo informações da rádio Tribuna Band News FM.
Elaborada após discussão entre prefeitos e a bancada federal cearense sobre o impacto do ajuste fiscal do governo federal nos municípios, a carta aponta pontos prioritários.
A lista inclui a aprovação da CPMF, com alíquota superior a proposta pelo governo federal, que foi de 0,20%. “A distribuição seria, de 0,38% para 0,20%, para a União, 0,9% para os Estados e 0,9% para os municípios, detalha o presidente da Aprece, Expedito do Nascimento.
Os prefeitos cobram também R$ 5 bilhões do governo federal para cobrir custeios com o sistema único de saúde (Sus) ainda esse ano.
Alguns municípios vão fechar o ano no vermelho. Um deles é Barro, na região sul do estado, onde segundo o prefeito Francisco Luis, apesar de cortes de 20% no salário do chefe do executivo e de seus secretários, ainda não será possível garantir o equilíbrio financeiro.
Tribuna do Ceará
Tribuna do Ceará