TVJ1.com.br

Política



PUBLICIDADE

{}

Pelo menos 40 militares disputarão as eleições municipais no Ceará

Membros da Polícia e do Corpo de Bombeiros buscam, nas casas legislativas, defender demandas de classe

14 de junho de 2016 às 08:56 - Atualizado em 14/06/2016 09:08

undefined

Pelo menos 40 representantes da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros devem ser candidatos no pleito deste ano em diversos municípios cearenses. Em 2014, o Ceará elegeu um deputado estadual, Capitão Wagner Sousa, e um deputado federal, Flávio Sabino, mais conhecido como Cabo Sabino.

De acordo com o presidente da Associação dos Cabos e Soldados Militares do Ceará (ACSMCE), Eliziano Queiroz, há um movimento nacional para que cabos e policiais da PM participem cada vez mais do ambiente político, principalmente nas casas legislativas.

Segundo ele, há pelo menos uma década, nas discussões nacionais, o tema é debatido entre representantes da classe, mas somente depois da discussão da PEC 300 ficou decidido que cada Estado tentaria eleger um deputado federal e um estadual para tratar das demandas das categorias.

A Proposta de Emenda à Constituição de número 300 visa a equiparar o salário dos PMs de todo o Brasil, tendo como piso o salário dos militares de Brasília, que são os bem mais pagos do território nacional. "Fizemos um trabalho de conscientização com toda a tropa e chegamos à conclusão de que as nossas demandas só seriam resolvidas com representantes aqui e em Brasília. Agora apostamos nas câmaras municipais, para melhorar a segurança pública no âmbito municipal", disse.

Conforme ressaltou Queiroz, este movimento vem crescendo no Brasil, mas salientou que o momento é totalmente novo, pois os militares estão chegando às casas legislativas por meio do voto, de forma democrática.

Limoeiro do Norte

Em Limoeiro do Norte, na região Jaguaribana, pelo menos três possíveis candidatos irão disputar as eleições municipais para o cargo de vereador, sendo eles o Cabo da PM Rubem Araujo, o Sargento da PM Arimateia e o Sargento dos Bombeiros Hélio Tradição.

Representação

"A situação atual é totalmente diferente do passado, pois a situação dos militares demonstra a necessidade de representantes nas casas legislativas. Tínhamos muitas demandas reprimidas que começaram a ser discutidas e iniciaram tramitação na Câmara e no Senado Federal. Isso só foi possível quando a categoria acordou", disse.

No Ceará, em 2016, serão lançadas cerca de 40 candidaturas de policiais militares e bombeiros para o cargo de vereador, além de Wagner, que é pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza. Esta é a somatória do pessoal da Capital e do Interior. Os pré-candidatos têm até o dia 2 de julho para realizar a filiação partidária e, como são militares, só podem se filiar depois de pedir baixa nas corporações. Segundo o presidente da ACSMCE, os principais partidos em que estão abrigados os postulantes são PSDB e PR.

Bancada

A Bancada da Segurança Pública na Câmara Federal é formada por 21 parlamentares, entre militares estaduais, policiais civis, federais e membros do Exército Brasileiro. Quatro deles são do Nordeste, incluindo Cabo Sabino. Queiroz acredita que os militares possam eleger de três a quatro representantes da categoria para a Câmara Municipal de Fortaleza no pleito de outubro.

O cientista político e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Maurício Santoro, analisa que o discurso conservador dos militares encontrou respaldo em uma população que tem medo da criminalidade. "A violência que aumentou muito no Norte e Nordeste e nas pequenas e médias cidades tem impacto com o eleitor, e, mais recentemente, de 2013 para cá, essa bancada cresceu juntamente com os sentimentos de raiva e descontentamento com a política", disse.

Maurício Santoro, no entanto, afirma que a defesa do endurecimento de penas, do uso de armamento mais pesado e de leis mais firmes, como no debate da "guerra contra as drogas", podem se configurar "um problema para a sociedade".

Com informações de Diário do Nordeste