PDT aposta em Ciro Gomes na disputa ao Planalto e filiação acontece dia 16
Cientista político Antonio Lavareda avalia nome de ex-ministro como competitivo.
06 de setembro de 2015 às 11:31
O presidente do PDT, Carlos Lupi, vai apostar todas as fichas no nome do ex-ministro Ciro Gomes para disputar o Palácio do Planalto em 2018. A filiação de Ciro está confirmada para o próximo dia 16, em Brasília e Cid Gomes ingressa no dia 28.
A filiação dos Gomes é destaque na edição deste domingo (6) do jornal O Globo, na coluna Panorama Político, e ressalta que os irmãos serão seguidos pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, 79 prefeitos, dez deputados estaduais e dois federais.
Ciro na Disputa Eleitoral
Segundo O Globo, Ciro Gomes entraria na corrida presidencial de 2018 disputando o espaço da chamada 3ª via. A publicação carioca ouviu o cientista político Antonio Lavareda, que avalia que Ciro pode construir um projeto competitivo.
"Ele tem visibilidade e concorreu em 2002", lembra. O cientista político prevê ainda uma pulverização em 2018, comparável à de 1989, que teve 22 candidatos. E justifica que isso aconteceu devido ao fim de um ciclo, o da Nova República, cenário que pode se repetir com a exaustão do PT e de Lula.
O beneficiário, segundo sua avaliação, não será necessariamente o PSDB. Lavareda acha natural que se façam apostas, pois em 2018 "poderemos ter uma 3ª via e até uma 4ª via".
Ceará News7
Ceará News7