TVJ1.com.br

Política



PUBLICIDADE

{}

Para Ariosto Holanda, pequeno produtor sem assistência é absurdo

07 de janeiro de 2021 às 09:11 - Atualizado em 07/01/2021 09:40

undefined

Sugestão, que vale como um conselho, do ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Governo do Ceará e ex-deputado federal Ariosto Holanda, que dedicou – e o faz ainda hoje – todo o seu tempo ao estudo de problemas e soluções para questões da economia estadual, principalmente as que têm como foco o pequeno produtor da indústria, da agropecuária ou do serviço.

Em entrevista ao jornalista Egído Serpa, Ariosto disse o seguinte:
 
“É necessário, é urgente que se promova a extensão do ensino das universidades e institutos públicos de educação, incluindo o IFCE. Não tem sentido que, neste tecnológico Século XXI, mais de um milhão de pequenos produtores rurais ainda não saibam como aplicar, corretamente, os defensivos agrícolas nem como usar o Equipamento de Proteção Individual (EPI), algo que a quase totalidade deles talvez nem sabe do que se trata”, diz, em tom de lamento, Ariosto Holanda, criador do Instituto Centro de Ensino Tecnológico do Ceará (Centec), que fez e faz uma revolução no ensino técnico no interior do Estado.
 
Na sua opinião, “é preciso repensar a distribuição de renda”, que só melhorará com iniciativas que gerem essa renda.

“O Ceará é rico em pedra e cal. Então, por que não misturar a cal à brita e ao solo, repetindo o que fez com êxito o engenheiro e hoje deputado federal Leônidas Cristino quando era secretário de Transporte?” 
 
“Leônidas construiu, no interior de Sobral, uma estrada vicinal, usando o solocal (nome técnico da mistura), experiência que o Dnit repetiu em seguida, também com êxito, na estrada Flores-Limoeiro, na região jaguaribana”.
 
Ele prossegue:

“Com obras assim, você aproveita as matérias-primas existentes no Estado e ainda gera emprego e renda”.
 

Por Egídio Serpa