TVJ1.com.br

Política



PUBLICIDADE

{}

Orçamento da União 2017: mudança de verbas abre guerra na bancada do CE

20 de outubro de 2016 às 14:25

undefined

 

A bancada federal abriu uma guerra com o Governo do Estado ao transferir recursos destinados à manutenção de serviços da rede de saúde e do  Cinturão das Águas para administração do Ministério da Integração Nacional e do Departamento Nacional de Obras Contra às Secas (Dnocs). Os deputados José Airton Cirilo (PT) e José Nobre Guimarães (PT) e o senador Eunício Oliveira (PMDB) defenderam, durante a reunião da bancada, que os recursos das emendas impositivas fossem destinados a obras de abastecimento de água e perfuração de poços.

Com essa decisão, que recebeu votos contrários dos deputados federais Vicente Arruda (PDT) e Leônidas Cristino (PDT), Cinturão das Águas e custeio da saúde podem sofrer prejuízo s. A mudança de destino das verbas, que, ainda, precisa ser oficializada pelo apoio dos 21 deputados federais e três senadores, surpreendeu o governador Camilo Santana que, na última quinta-feira, em reunião com os parlamentares, expôs a necessidade de recursos no Orçamento da União para o Cinturão das Águas e manutenção dos hospitais regionais de Sobral, Cariri e Quixeramobim.

O deputado Leônidas Cristino disse, nesta quinta-feira, em entrevista ao Jornal Alerta Geral (FM 104.3 – Expresso Somzoom Grande Fortaleza + 21 emissoras no Interior), que a inversão do destino dos recursos para o Ceará no Orçamento da União de 2017 contraria o entendimento feito entre a bancada federal e o Governador Camilo Santana.