“Não vou pagar mês de novembro, meu amor. Tire isso da sua cabeça”, diz prefeito de Quixadá a servidores durante reunião
15 de dezembro de 2016 às 10:58
O prefeito interino de Quixadá, Wellington Xavier, o Ci, esteve reunido no início desta semana com servidores da prefeitura. Eles queriam saber do gestor quando é que sairia o pagamento do salário de novembro e queriam garantias de que o mês de dezembro e o décimo terceiro seriam assegurados, como lhes é de direito.
A certa altura da reunião, uma servidora questiona:
–Ei Ci, você disse que já tinha mais da metade do dinheiro da folha da saúde. Está faltando o que pra você pagar o nosso mês de novembro?
Sem meias palavras o prefeito responde:
– Não vou pagar mês de novembro, meu amor. Tire isso da sua cabeça, ta bom? Não vou pagar.
Após a resposta negativa, Ci acrescentou que vai pagar o décimo e que vai trabalhar para tentar pagar o mês de novembro. Não deu, porém, nenhuma garantia. O pagamento do décimo terceiro é obrigatório ser feito até o dia 20 de dezembro. Sem ele, o gestor incorre em improbidade administrativa e pode, inclusive, sofrer várias outras sanções.
A servidora, já indignada, diz o seguinte:
–Vocês deveriam ter deixado também o dinheirinho de vocês, para vocês receberem só depois que a gente recebesse o nosso.
Wellington Xavier responde:
–Essa é uma determinação do prefeito e pronto. Acabou-se!
Após isso a servidora relembra a gestão de João Hudson e diz:
–No ano passado, até o dia 22, o dinheiro de todo mundo da saúde estava nas contas, o salário e o décimo.
O prefeito responde:
–Eu sei que estava. Só que o que ele (João) faz eu não faço não. Nem pra agradar.
E a servidora pontua:
–Eu não estou pedindo para você nos agradar. Eu estou pedindo para você cumprir o seu papel de prefeito.
Daí o prefeito interino dá o tiro de misericórdia:
–O que ele (João) fez eu não faço. Vocês vão sair daqui nem com esperança.
O Monólitos Post tentou contato com a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Neiva Esteves, para saber se a situação havia mudado. Ela estava realizando provas na faculdade e não pôde conversar. Ficou de dar mais informações posteriormente.
Vários servidores anteciparam o décimo terceiro salário junto aos bancos e, recebendo apenas o décimo terceiro da prefeitura, significará que eles poderão terminar o ano sem um centavo no bolso. Triste fim de ano para eles.
*Com informações de Monólitos Post.