TVJ1.com.br

Política



PUBLICIDADE

{}

Limoeiro do Norte: Camilo se articula para definir envolvimento em disputas entre aliados

26 de setembro de 2020 às 11:36

undefined

Com uma base ampla de aliados, o governador Camilo Santana (PT) não se envolverá diretamente na campanha em vários municípios cearenses, onde existe disputa entre governistas. Às vésperas do início da corrida eleitoral, o chefe do Executivo Estadual procura fazer um mapa da disputa, junto com interlocutores, para definir a sua participação no pleito, enquanto alguns aliados estão na expectativa pelo envolvimento ou não do governador na campanha.

Recentemente, durante as convenções partidárias - que se encerraram no último dia 16 de setembro para a escolha dos candidatos -, foi comum ver fotos de Camilo estampadas em banners e cartazes de candidatos. Nos bastidores, aliados especulam como será a participação do governador na campanha.

Eles apostam que existirão níveis de apoio: em alguns casos, o candidato poderá usar apenas a foto do petista; em outros, Camilo poderá gravar um vídeo; além dos casos em que ele poderá ir presencialmente a municípios. O assessor de Relações Institucionais do Governo do Estado, Nelson Martins, diz que fez um levantamento do cenário eleitoral em cada município para apresentar ao chefe do Executivo e definir estratégias.

"A gente vai tratar como vai ser a participação dele em cada município. Evidentemente, naqueles onde o governador foi apoiado por todas as forças políticas, a tendência natural dele é não se envolver. Ele não vai ter condições de ir a todos os municípios, porque a prioridade ainda é a pandemia. Agora, ele vai poder participar (da campanha) naqueles municípios onde não tem problema do ponto de vista político".

Além do que já foi visto nas convenções, há casos mais diretos de associação com Camilo Santana, como o do líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Júlio César Filho (Cidadania), que registrou como nome de urna na disputa em Maracanaú "Júlio Líder do Camilo".

Limoeiro do Norte tem muitos candidatos da base aliada: Caê Pessoa (PL), Mazé Maia (PSD), Rita Peixoto (PT) e o atual prefeito Dr Zé Maria (PSB), que vai buscar a reeleição. 

Diante disso, o governador Camilo Santana terá que definir como será o seu envolvimento na campanha dos aliados. Afinal, a eleição de correligionários é importante para a gestão estadual e para pretensões futuras. Segundo o assessor de Relações Institucionais do Estado, Nelson Martins, em 2018, dos 184 prefeitos cearenses, Camilo não teve o apoio de apenas quatro gestores municipais.

Disputas na base governista

Aquiraz
Edson Sá (PDT)
Bruno Gonçalves (PL) 

Iguatu
Agenor Neto (MDB)
Marcos Sobreira (PDT)
Ednaldo Lavor (PSD)

Tauá 
Patrícia Aguiar (PSD) 
Dr. Edyr (PP)

Novo Oriente
Nenen Coelho (SD) 
Vanaldo Moura (PSD) 

Itapajé
Dimas Cruz (PDT)
Dra. Gorete (PSD)
Jonairton da Francisca (PT)
Savim (PP) 
Stelinha (PTB) 

Pedra Branca
Daniela (PP)
Gois (PSD), 
Junior do Gilberto (SD)
Padre Antonio Menezes (PDT) Pedro Paraibano (MDB) 

Acaraú 
Ana Flávia Monteiro (PSB)
Amadeu Neto (PDT) 

Limoeiro do Norte 
Caê Pessoa (PL)
Dr. Zé Maria (PSB)
Mazé Maia (PSD)
Rita Peixoto (PT) 

Pacatuba
Carlomano Marques (MDB)
Dona Selma (PSD)
Dr. Renato Célio (PDT)
Jarilson Alexandre (PT) 

Caucaia
Elmano de Freitas (PT) 
Naumi Amorim (PSD)