TVJ1.com.br

Política



PUBLICIDADE

{}

Jaguaruana: Prefeito Roberto da Viúva tem o registro de candidatura indeferido pelo TRE

03 de dezembro de 2020 às 13:59 - Atualizado em 03/12/2020 14:01

undefined

Na manhã desta quinta-feira (3), o pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgou o pedido de indeferimento da candidatura do atual prefeito de Jaguaruana, Roberto da Viúva, reeleito no último dia 15 de novembro.

Roberto Barbosa Moreira, mais conhecido como Roberto da Viúva, teve o nome incluído na lista do Tribunal de Contas do Estado (TCE), como ‘ficha suja’. Com isso, a promotoria de justiça de Jaguaruana entrou com pedido, em primeira instância, contra a candidatura de reeleição de Roberto. O pedido da promotoria foi negado pelo juiz eleitoral de Jaguaruana, e Roberto da Viúva pôde concorrer ao pleito, onde saiu vitorioso.

Insatisfeito com a decisão, a promotoria de justiça junto com a coligação de oposição, “Jaguaruana Unida e Forte”, da candidata Ana Tereza, entrou com pedido de indeferimento da candidatura de Roberto novamente, desta vez em segunda instância, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará.

No dia 12 de novembro, iniciou o julgamento do processo no TRE, quando um dos sete juízes pediu vista do processo, tirando o pedido de pauta. O processo reiniciou na quarta-feira (2/12), e durante a noite, a votação entre os seis juízes, já que o presidente só vota em caso de desempate, marcava 2 votos a favor e 2 contra ao pedido. Novamente, um dos juízes pediu vista e a votação foi paralisada.

Pela manhã desta quinta-feira, o julgamento foi reiniciado e concluído. A votação marcou quatro votos a favor do pedido de indeferimento e dois contrários. Com isso, Roberto da Viúva teve pedido de candidatura indeferido. Apesar da derrota, o atual prefeito de Jaguaruana pode recorrer na terceira instância, no Tribunal Superior Eleitoral, que dará o parecer final.

Os jaguaruenses recebem com surpresa o término da votação no dia de hoje. Segundo informações obtidas nos bastidores do grupo político de Roberto da Viúva, o prefeito e aliados já articulam entrar com recurso em Brasília. Com este cenário, o município de Jaguaruana pode ter que passar por um novo pleito em 2021, caso o TSE mantenha a decisão do TRE.

Até lá, o próximo presidente da Câmara Municipal, que será decidido no dia 1 de janeiro de 2021, deve assumir interinamente o executivo de Jaguaruana. Ao que tudo indica, a oposição com maioria na casa legislativa deve eleger o próximo presidente, o que o colocaria como prefeito interino do município.

Com informações de Jornal do Ceará