TVJ1.com.br

Política



PUBLICIDADE

{}

'Invasão de candidato' é a infração mais comum na campanha no Ceará

Ocorre invasão quando candidato usa espaço destinado a outros. Número de denúncias no Ceará cai 90% em relação à campanha de 2012.

12 de setembro de 2016 às 07:40

undefined

 

Um terço das denúncias de irregularidades na campanha eleitoral de Fortaleza é por "invasão", quando um candidato à Prefeitura utiliza espaço destinado a um candidato à Câmara Municipal. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), das 66 ações desta campanha, 22 são por invasão.

Em 25 dias de campanha, o número de denúncias é 90% menor em relação à campanha municipal de 2012, quando foram registradas 608 ações.

Segundo o TRE, as principais causas da redução no número de denúncias e irregularidades é a diminuição do tempo de campanha, em 40 dias, e a proibição da pintura em muros, a infração mais comum na campanha de 2012.

Novo balanço 


Novo levantamento do número de questionamentos e reclamações nos três canais disponibilizados pela Justiça Eleitoral – formulário eletrônico, balcão dos cartórios eleitorais e no telefone 148 (apenas para Fortaleza) – aponta para grande participação do eleitor, segundo avaliação do TRE. Até esta sexta-feira (9), quase mil reclamações chegaram aos juízes eleitorais em todo o Estado.

Das 989 denúncias registradas no Ceará, 455 (46%) foram através do formulário na internet e 349 (35%) por intermédio do telefone 148 (Disque Eleitor) disponibilizado apenas para os eleitores da capital. Outras 185 reclamações foram feitas diretamente nos cartórios eleitorais. 

Fortaleza concentra o maior número de denúncias: 567. Além das 349 ligações do Disque Eleitor, 127 reclamações chegaram através do formulário na internet e 91 petições nos cartórios da capital.