TVJ1.com.br

Política



PUBLICIDADE

{}

Governo fala em tributar transações feitas pelo celular

19 de dezembro de 2019 às 09:36

undefined

 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que só há uma forma de desonerar a folha de pagamentos: "encontrar fonte alternativa, uma base alternativa de tributação."
 
A tributação sobre transações seria uma ideia, disse ele, embora admita a resistência sobre a recriação da CPMF. "Sempre consideramos que para desonerar a folha de pagamentos precisávamos de tributo sobre transações", afirmou.
 
"CPMF virou um negócio maldito, então acabou-se," disse. Segundo ele, a nova cobrança não seria exatamente a CPMF, mas uma tributação sobre transações que pegaria, por exemplo, pagamentos feitos por celular. "Precisamos tributar transações digitais, precisa de algum imposto para isso", disse. "Estamos procurando essa base."
 
O ministro deu a entender que o IVA, em discussão no Congresso, dificilmente será uma fonte de financiamento para a desoneração. Isso porque a alíquota estimada é de 25%. "O comércio não aguenta", afirmou.
 
A tributação sobre a folha, disse o ministro, é uma "arma de destruição em massa" dos empregos. E que tem como efeito colateral o impacto nas contas da previdência, dada a quantidade de pessoas que hoje estão na informalidade e, por isso, não contribuem. "Ou deixamos entrarem e colaborarem, ou vamos buscar outros impostos", disse.