TVJ1.com.br

Política



PUBLICIDADE

{}

Entra em vigor nova Lei do Piso dos Professores sancionada pelo governador Camilo Santana

10 de julho de 2015 às 19:09

Camilo Santa sentado em bancada falando ao microfone e brasão do Estado do Ceará ao fundo.

(Foto: Marcos Studart)

O governador Camilo Santana sancionou nesta sexta-feira (10), no Palácio da Abolição, a medida que iguala o salário base dos profissionais da rede pública do Ceará ao piso nacional da categoria. Cerca de 48.842 profissionais são beneficiados com o reajuste total de 13,01%, com correção retroativa ao mês de janeiro de 2015.

“Não há uma área essencial para o futuro, para oportunidades, para mudarmos a vida do cearense, do que a educação. Nós que ainda temos muito a avançar, ainda temos um longo caminho para garantir a melhor educação que o nosso povo trabalhador merece. Mas a nova Lei do Piso dos Professores é um ótimo começo! ”, ressalta Camilo.

Professores, representantes de associações e sindicatos da categoria lotaram o espaço para presenciar o momento histórico, resultado de uma luta antiga. Uma delas era a professora Hilcélia Sabóia Parente, que destaca que o reconhecimento é essencial para o estímulo no exercício da profissão.

“Com esse piso salarial equiparado, nos dá mais dignidade para viver como mulher, como mãe, como profissional e me sinto muito valorizada vendo uma política pública de um Governo de Estado voltando os olhos para a educação e para categoria de professores”, destaca Hilcélia.

O reajuste será pago retroativamente ao mês de janeiro de 2015, com repercussão na tabela para professores de nível médio e superior ativos, inativos, pensionistas e temporários. O percentual total de 13,01% foi alcançado incluindo o reajuste de 6,45% já concedido pelo Governo do Estado aos professores no início deste ano. Com a correção da lei, o vencimento inicial de um professor que começa a trabalhar na rede pública cearense fica em R$ 2.840,16, que é a soma do piso salarial mais duas gratificações fixas.

Com informações do Governo do Estado.