TVJ1.com.br

Política



PUBLICIDADE

{}

Dinheiro que iria para festas de Carnaval irá para água, saúde e segurança

26 de janeiro de 2017 às 16:52 - Atualizado em 26/01/2017 15:53

undefined

 

Dinheiro economizado com decreto do governador Camilo Santana (PT) sobre o Carnaval 2017 irá para atendimentos de emergência em recursos hídricos, saúde e segurança, confirma o governo do Estado. Na última terça-feira, foi publicado decreto do governador vetando o repasse de recursos estaduais para festas de Carnaval, incluindo patrocínios e apoios.

O governo afirma que a medida ocorre pela “necessidade de se priorizar a realização de gastos públicos que se destinem às áreas com problemas recorrentes de atendimento emergencial, em especial nos Recursos Hídricos, Saúde e Segurança”, diz nota do governo.

Como a medida já é aplicada durante todo o governo Camilo Santana, a gestão não sabe hoje estimar o valor total de recursos economizados com a medida. Estão resguardados ainda, no entanto, editais carnavalescos da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), que hoje somam cerca de R$ 1,2 milhão.

Recursos Hídricos

Desde o início deste ano, o governo tem dado atenção especial à questão hídrica do eSTADO. Com perspectiva da não conclusão da obra da Transposição do Rio São Francisco até o segundo semestre, a gestão enfrenta cenário de possível colapso hídrico em diversas regiões.

Na tarde desta quarta-feira, o governador esteve em reunião com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho (PMDB), em Brasília. Na ocasião, cobrou repasses federais para uma série de projetos de combate aos efeitos da seca no Estado. Também nesta quarta, Camilo inaugurou um sistema de aproveitamento de água subterrânea no Porto do Pecém.

Em dezembro passado, Camilo criticou atrasos na Transposição e disse que, em caso de colapso em Fortaleza, culpa seria do governo Michel Temer (PMDB). Em resposta, a União anunciou repasse de R$ 47 milhões para o Ceará em ações de combate à seca.

Defesa Civil

Nesta quinta-feira, a deputada Fernanda Pessoa (PR) se reuniu com o secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins (PT), para cobrar soluções para o fim do convênio de municípios com a Defesa Civil. A situação poderia deixar as cidades com problemas de abastecimento.

“Recebemos a preocupação da prefeita de Boa Viagem Aline Vieira  e, prontamente, nos mobilizamos para que os serviços não sejam paralisados, pois, nossa gente sofre demais com a seca”, diz a deputada.

O Povo