TVJ1.com.br

Política



PUBLICIDADE

{}

Dilma prepara ofensiva para recuperar popularidade no Nordeste

28 de julho de 2015 às 08:46

Dilma Rousseff com a mão nos cabelos

Dilma Rousseff - Presidente do Brasil

Enfrentando baixos índices de popularidade em todo o País, Dilma Rousseff deverá iniciar uma ofensiva pelo Nordeste para tentar recuperar o prestígio perdido após crises na economia e política

A presidente Dilma Rousseff (PT) deverá iniciar nas próximas semanas uma série de viagens pelo Nordeste, em agenda positiva, para tentar recuperar o prestígio da imagem diante do eleitorado da região. Conforme O POVO apurou, o Ceará está na agenda.

Historicamente mais simpático ao PT, o Nordeste é a região do País que proporcionalmente mais deu votos ao partido nas eleições presidenciais de Lula e Dilma. Enfrentando uma crise econômica e política, a popularidade da presidente foi abalada também na região, acompanhando os baixos índices do Sul e Sudeste.

A presidente anunciará programas e reforçará marcas populares do primeiro mandato durante as viagens. A ideia é também manter diálogo com os movimentos sociais ligados ao Partido dos Trabalhadores. Os eleitores nordestinos foram decisivos para a vitória da petista na eleição do ano passado. Nos nove Estados, Dilma obteve cerca de 12 milhões de votos a mais que o então adversário do PSDB, o senador Aécio Neves. Recentemente, os governadores da região assinaram um manifesto de apoio conjunto à presidente da República.

O contra-ataque de Rousseff também deverá ser realizado pela televisão. Já na próxima semana, um programa de TV será veiculado. O mote é a defesa do PT e do governo sob o argumento de que a situação está ruim, mas ainda é melhor que antes dos últimos 13 anos de administrações petistas.

Bancada governista

Para deputados da ala governista, a estratégia é a solução mais viável para a recuperação de Dilma. Líder do Pros na Câmara, o deputado Domingos Neto afirma que a presidente deveria ter implementado a estratégia “há muito tempo”. De acordo com o parlamentar, a saída para a recuperação popular seria também debelar a crise política e enfrentar as denúncias de corrupção “de peito aberto”.

“Ela deveria ir fazendo isso sempre porque tem uma quantidade imensa de ações e obras que foi feita pelo governo federal e que não foi inaugurada”, diz o petista José Airton. De acordo com o deputado, essas “ações” precisam ser capitalizadas pelo governo nesse momento.

Para o governista Chico Lopes (PC do B), “é positivo ela enfrentar o povo porque a presença sempre é melhor do que a ausência”. O parlamentar afirma ainda que a presidente poderá encontrar diversas manifestações durante a agenda, o que, segundo ele, deverá ser encarado com naturalidade. “Afinal das contas, nós brasileiros lutamos pelo fim do regime militar e pela democracia”.

De acordo com levantamento feito pelo Instituto Datafolha, entre setembro do ano passado e março deste ano, os índices de aprovação popular à Dilma Rousseff (PT) caíram vertiginosamente no eleitorado nordestino. O percentual de Ótimo/Bom saiu de 45%, um mês antes da eleição, para apenas 16% em março de 2015.

Em pesquisa realizada em junho deste ano pelo Instituto ibope, a popularidade de Dilma no Nordeste chegou a patamares muito baixos. Ótimo/Bom (13%); Regular (24%); Ruim/Péssimo (63%).

O roteiro prévio aponta que a presidente deverá visitar os estados de Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão e Piauí até o final de agosto. As datas, no entanto, ainda não foram divulgadas.

Na manhã de ontem, a presidente Dilma usou o Facebook para fazer uma homenagem pelo dia dos avós. No post, ela aparece em uma foto com o neto Gabriel, de 4 anos, filho de Paula Rousseff Araújo.

Fonte: O Povo Online


O Povo Online