TVJ1.com.br

Política



PUBLICIDADE

{}

Deputados estaduais pedem mobilização em favor do BNB

28 de fevereiro de 2019 às 08:44

undefined

 

Deputados cearenses reagiram, ontem, durante sessão no plenário da Assembleia Legislativa, a uma possível privatização ou fusão do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Em defesa da instituição, o deputado Moisés Braz (PT) frisou que o BNB foi o banco que mais desenvolveu políticas de fomento no Nordeste, nos últimos 15 anos. “Só lamento a possibilidade de o banco ser privatizado. Se isso acontecer, ele deixará de gerar oportunidades para os pequenos produtores”, assinalou.

O deputado Nizo Costa (Patri) afirmou que é necessário conversar com a equipe econômica do Governo Federal para que se inviabilize a ideia de o BNB ser privatizado. “Eu não consigo imaginar como estaria a situação dos agricultores e produtores cearenses sem o BNB da forma como ele é atualmente”, considerou.

Nezinho Farias (PDT) também reforçou a ideia de uma bancada “Pró-BNB”, com deputados estaduais, federais e senadores cearenses, no sentido de fortalecer o banco e impedir a privatização.

Já o deputado Romeu Aldigueri (PDT) acrescentou que foi solicitado pela Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste a realização de audiência pública, no dia 5 de abril, na Casa, para o fortalecimento institucional do BNB, “ que passa por rumores de fusão com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Inauguração

Romeu Aldigueri (PDT) também comentou sobre a inauguração da nova agência do banco, no município de Granja. Segundo ele, a instituição, que funciona há 39 anos na cidade, passará para a rua Conrado Porto, com espaço de  270 m2. O parlamentar ressaltou que a instituição financeira atende também os municípios de Camocim, Barroquinha, Chaval, Uruoca, Martinópole, Jijoca de Jericoacoara e outros.

“É uma agência cujo retorno de adimplentes é de mais de 99%, e que também ajuda a desenvolver toda a região, pois gera emprego, renda, e mantém o homem do campo com condições de continuar trabalhando”, assinalou.

O pedetista ainda afirmou que, por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), o banco investiu R$ 25,5 milhões na área de jurisdição da agência, enquanto o Crediamigo desembolsou R$ 83 milhões, em 2018. “É uma agência mercado tipo um, que possui a melhor carteira entre todas as agências do BNB nos 11 estados de atuação e atua.”

Sobre a nova agência, o deputado Salmito Filho (PDT) disse que a inauguração do equipamento pode disponibilizar, articular e fortalecer os pequenos produtores e  microprodutores. “Além da notícia da ampliação, quero destacar a importância do BNB para o Nordeste, especialmente para o Nordeste Setentrional”, ressaltou.

Frente

Também na Assembleia Legislativa, o deputado Danniel Oliveira encabeça movimento para proteger a autonomia do banco. Com a intenção de pressionar o Governo Federal para impedir uma possível fusão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com o Banco do Nordeste (BNB), o parlamentar propôs a criação de uma Frente Parlamentar Nacional contra a união das instituições. O documento, que começou a circular na semana passada, no plenário da Assembleia Legislativa, já possui as assinaturas de 40 deputados.

O parlamentar lembra que, recentemente, o ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a defender a fusão, o que, para Danniel Oliveira, representa uma “perda imensurável”. Segundo o deputado, o Nordeste precisa marcar posição contra esta possibilidade. “Uma fusão dessas é um tiro certeiro no coração do Nordeste. Vamos nos unir e defender o BNB e sua permanência aqui no Ceará, para continuar gerando emprego e renda”, disse.

Ainda segundo o deputado, a Frente buscará apoio de todos os estados onde o Banco do Nordeste atua. “O nosso presidente José Sarto deu total apoio a nossa propositura e, inclusive, já estamos articulando uma reunião aqui no Ceará com todos os presidentes das assembleias do Nordeste, tendo este assunto como o item principal da pauta”, adiantou o parlamentar.